ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Governo estuda permitir uso do FGTS para quitar dívidas com bancos

Ricardo Campos Jr. | 14/12/2016 15:39

O Governo Federal lança nesta quinta-feira (15) um pacote de incentivo à economia que garante, entre outras coisas, maior facilidade para obtenção de empréstimos e a possibilidade de sacar parte do FGTS para quitar dívidas bancárias. Segundo o UOL, a desburocratização ajudaria no consumo das famílias e a incrementar os investimentos do setor produtivo.

Para o Ministério da Fazenda, as medidas a curto prazo podem ser mais eficazes do que as propostas macroeconômicas, como os ajustes fiscais.

Com o tempo para obtenção de crédito reduzido, tanto para empresas como pessoas físicas, mais dinheiro circulará na economia.

Segundo o UOL, também haverá uma nova versão do Refis, que concede parcelamentos de débitos fiscais para as empresas com dívidas com a Receita Federal, Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e o INSS. O programa seria mais rígido no perdão de parte dos débitos, mas permitiria às companhias retomarem o pagamento das parcelas mensais.

Também estão previstas novas normas para incentivar o cadastro positivo, ou seja, àqueles que conseguem pagar suas contas em dia. Os adimplentes, nesse caso, teriam mais facilidades para acessar créditos.

O Governo Federal também estuda mecanismos para simplificar o pagamento de tributos pelas pessoas jurídicas. A ideia é que as empresas possam pagar de forma unificada todos os impostos e contribuições.

Também estão sendo planejadas novas faixas para adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida. Atualmente o teto do orçamento familiar para se ter acesso aos benefícios é de R$ 6,5 mil e deve ser ampliado.

A União, conforme o UOL, também deve renovar o Repetro, que concede incentivos fiscais para exportação e importação de equipamentos nas áreas de petróleo e gás natural.

Nos siga no Google Notícias