ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Governo do Estado publica tabela do IPVA para 2024; veja os valores e desconto

Decreto prevê desconto de 15% à vista ou possibilidade de parcelar em cinco vezes

Por Maristela Brunetto | 28/11/2023 08:02
Proprietários de veículos devem receber os boletos de IPVA com valores da tabela publicada hoje (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)
Proprietários de veículos devem receber os boletos de IPVA com valores da tabela publicada hoje (Foto: Arquivo/ Marcos Maluf)

O Governo do Estado publicou hoje um suplemento do Diário Oficial com dados de veículos e as regras para o lançamento e pagamento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2024. São 1,1 mil páginas.

Conforme o decreto que disciplina a cobrança, o pagamento para veículos usados pode ser feito até 31 de janeiro com desconto de 15% para pagamento em parcela única. Conforme a quantidade de parcelas (máximo de cinco), o decreto especifica as datas, sempre em dias de final de mês. Para parcelamento, o valor pago a cada mês não pode ser inferior a R$ 30 para motos e R$ 55 para demais veículos.

Essa condição não atinge veículos novos, com primeiro recolhimento, comprados no Estado, que são isentos. O decreto informa que proprietários que quiserem questionar o valor lançado, terão 20 dias a partir do recebimento da guia para pagamento. A inadimplência com o IPVA impede o proprietário de fazer transações oficiais com o veículo.

Em outro decreto, são criadas situações para o desconto da base de cálculo do imposto. Caminhões, ônibus, micro-ônibus e casas motorizadas (motor homes) terão redução de 50%, ficando em 1,5%. Carros de passeio, camioneta, camioneta de uso misto e utilitário, a redução é de 40%, ficando o percentual em 3%; e para carros e veículos com até 8 passageiros movidos a diesel, o desconto fica em 25%, para o percentual de incidência do IPVA ser de 4,5%.

O Diário Oficial com as tabelas pode ser conferido aqui.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias