ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Governo quer prorrogar prazo de negociação do Refis para 15 de julho

Será a segunda ampliação do prazo, que tem relação direta com crise provocada pelo novo coronavírus

Marta Ferreira | 03/06/2020 08:32


Contribuintes devem procurar as agências fazendárias para negociação. (Foto: Arquivo)
Contribuintes devem procurar as agências fazendárias para negociação. (Foto: Arquivo)

O governador de Mato Grosso do Sul enviou à Assembleia Legislativa proposta de nova prorrogação do Refis (Programa de Recuperação de Créditos Fiscais do ICMS), criado no fim do ano passado.

O novo alongamento prevê prazo até o dia 15 de julho para a adesão.  Quando foi aprovado, o Refis previa acordos até 16 de março, prazo que foi estendido para 15 de junho.

Assim como a prorrogação anterior, a dilatação do prazo também vale para a contribuição do Fundersul (Fundo de Desenvolvimento do Sistema Rodoviário do Estado do Mato Grosso do Sul) e obrigações acessórias.

De acordo com o governo, o Refis é oportunidade concedida pelo governo aos empresários em débito com o fisco estadual, para quitar suas dívidas, em meio à crise provocada pela pandemia de novo coronavírus.

Podem participar contribuintes que tenham fatos geradores até 31 de dezembro de 2018.

Condições - As regras preveem, para pagamento à vista, 95% de desconto em multas e 80% nos juros.  Se optar por parcelar a dívida de 2 a 60 vezes, terá uma redução de 80% das multas e 60% dos juros, desde que a parcela tenha o valor mínimo de 10 Uferms (R$ 290,70) e não seja inferior a 5% do crédito tributário.

Outra  possibilidade é de pagar o débito com prazo entre 90 e 120 parcelas, com desconto de 80% sobre multas e 60% de juros. Neste caso, entram apenas os grandes devedores, com débitos superiores a R$ 10 milhões.

O contribuinte interessado deve procurar a Agência Fazendária mais próxima ou acessar o site da Sefaz. Por se tratar de dívidas em ICMS, 25% do arrecadado será repartido com municípios do Estado.

Nos siga no Google Notícias