ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Governo reduz IPI de carro popular

Redação | 11/12/2008 16:24

O governo federal anunciou hoje novas medidas, diante da crise financeira. Entre as novidades está a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados). Os carros populares até 1.000 cilindradas, atualmente com IPI de 7%, ficarão isentos, tanto os movidos a álcool como a gasolina, pelo menos até março.

Também foram reduzidas de 13% para 6,3% as alíquotas para veículos ente 1.000 a 2.000 cilindradas a gasolina e dos veículos flex ou movidos a álcool, de 11% para 5,5%.

Apenas os veículos com motores de mais de 2.000 cilindradas vão permanecer com as mesmas alíquotas.

O governo federal também decidiu reduzir o Imposto sobre IOF (Operações Financeiras) para pessoa física, de 3% para 1,5% ao ano.

A redução vale para operações como aquisição de bens de consumo e cheque especial. Com isso, a taxa diária cairá de 0,0082 para 0,0041. As medidas foram anunciadas hoje Ministério da Fazenda e pelo Banco Central, entram em vigor amanhã nos bancos públicos, informou o ministro da Fazenda, Guido Mantega.

Mantega lembrou que o IOF havia sido elevado em janeiro deste ano, para barrar o alto consumo e solicitação de crédito. Agora, o governo quer baratear o crédito:

Nos siga no Google Notícias