ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Greve atinge 29 agências bancárias em Dourados e sindicato inicia piquetes

Helio de Freitas, de Dourados | 30/09/2014 08:47
Bancários de Dourados fazem piquete em agência do Bradesco no primeiro dia da greve (Foto: Cido Costa/Dourados Agora)
Bancários de Dourados fazem piquete em agência do Bradesco no primeiro dia da greve (Foto: Cido Costa/Dourados Agora)

Os bancários de Dourados já estão em greve. Após a assembleia de ontem à noite que ratificou a decisão nacional, a categoria iniciou a mobilização na manhã desta terça-feira. Cartazes e faixas foram colocados em todas as agências e os grevistas iniciaram piquetes em frente aos bancos. De acordo com o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região, na cidade a adesão à greve é de 100% e as 29 agências ficarão fechadas a partir de hoje.

O diretor de imprensa do sindicato, Joacir Rodrigues, informou que apenas o serviço de compensação e os caixas eletrônicos vão funcionar normalmente. São pelo menos 500 bancários em Dourados.

“Já iniciamos os piquetes em frente às agências de Dourados, onde a adesão à greve é de 100%, e vamos começar a mobilização nas outras 12 cidades da base do nosso sindicato. Em algumas delas, os funcionários do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal já aderiram e as agências não abre hoje”, informou Joacir.

Conforme o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, Janes Estigarribia, a greve é consequência do “desrespeito” dos bancos à campanha salarial dos bancários. “A categoria está mobilizada por um reajuste digno e melhores condições de trabalho. Os trabalhadores estão insatisfeitos com a proposta da Fenaban [Federação Nacional dos Bancos], de 7,35%”, afirmou o sindicalista.

Os bancários reivindicam 12,5% de reajuste, piso de R$ 2.979,25 e aumento maior para os vales refeição, alimentação e auxílio-creche/babá. Também cobram o fim das dispensas sem motivo, da cobrança por metas, ampliação dos itens do projeto piloto de segurança para todo o Brasil e igualdade de oportunidades na ascensão profissional.

A base territorial do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região é formada por 13 municípios. Além de Dourados, fazem parte Caarapó, Juti, Fátima do Sul, Vicentina, Jatei, Glória de Dourados, Deodápolis, Itaporã, Douradina, Rio Brilhante, Nova Alvorada do Sul e Maracaju. Nessas 13 cidades existem cerca de 50 agências e 1.040 bancários.

Nos siga no Google Notícias