ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Grupo chinês estuda instalar indústria de componentes elétricos em MS

Jorge Almoas | 10/03/2011 16:59
Chineses dominam setor de produção de energia elétrica e de componentes para redes de transmissão (Foto: Rachid Waqued/Subsecom)
Chineses dominam setor de produção de energia elétrica e de componentes para redes de transmissão (Foto: Rachid Waqued/Subsecom)

Um grupo de empresários chineses se reuniu ontem com o governador André Puccinelli e a concessionária de energia elétrica do Estado, a Enersul, para compartilhar o interesse na instalação de uma indústria de componentes elétricos em Mato Grosso do Sul.

Representantes da China Three Gorges Corporation se mostraram interessados no potencial do Estado para o setor de energia elétrica, considerando a instalação da indústria de fertilizantes da Petrobrás e das fábricas de celulose e papel no leste do Estado.

De acordo com o vice-presidente do grupo chinês, Lin Chuxue, a empresa mantém projetos na Ásia Central e Europa, e procura parceria para atuar na América do Sul.

“O Brasil dispõe de recursos naturais muito ricos em razão de geração de energia”, afirmou Chuxue. Um dos projetos do grupo chinês é de uma usina hidrelétrica subterrânea na represa de Três Gargantas, localizado em Yichang, província de Hubei, na China Central.

Na China, segundo a assessoria de imprensa da Enersul, os empresários atuam tanto na produção de energia quando na fabricação dos componentes utilizados em linhões e redes de transmissão. Atualmente, todos os componentes empregados no Centro-Oeste e Norte do Brasil são adquiridos em São Paulo.

Com a instalação da indústria, o custeio da ampliação e manutenção do setor elétrico seria menor.

Nos siga no Google Notícias