ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Iagro confima quatro mortes de bovinos por raiva em Costa Rica

Falta de vacinação do rebanho pode ter causado reaparecimento da doença após 14 anos

Rosana Siqueira | 20/11/2019 17:59

A Agência Estadual de Defesa Animal e Vegetal (Iagro) confirmou a morte de quatro bovinos por raiva na região de Costa Rica. No município foram registrados nos últimos três meses, 45 casos suspeitos da doença. De acordo com o veterinário Fábio Shiroma de Araújo, coordenador do programa de controle da raiva da Iagro um dos motivos para o aumento na incidência da doença é a falta de imunização do gado. Há 14 anos não eram notificados casos da doença na região.

Como a raiva não é uma doença de embargos econômicos como é o caso da aftosa,não existem punições para os produtores, mas é imprescindível notificar a suspeita ao órgão. Além disso não existe embargo em propriedades cujos animais morreram com sintomatologia nervosa.

A orientação aos produtores é para que procurem um escritório Iagro caso suspeitem de que haja algum animal com a doença e evitem manipular o animal. "A raiva pode ser transmitida por meio da saliva, o mais indicado é que o animal seja examinado por um veterinário pois se trata de uma zoonose que pode ser transmitida para humanos e a letalidade é próxima a 100%”, explicou.

As orientações básicas são para que o produtor realize a vacinação anual do rebanho e faça o controle do transmissor, que é o morcego hematófago. “O controle é feito apenas pela Iagro e a orientação é de que o produtor não manipule o morcego, pois pode ser contaminado com a doença”, enfatizou o veterinário.

Nos siga no Google Notícias