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Economia

Impactado pela pandemia, turismo de MS vai receber R$ 500 mil do Governo Federal

A verba integra o pacote de R$ 8,3 milhões do Ministério do Turismo aos estados, para alavancar o setor em todo o país

Adriano Fernandes | 14/01/2021 20:17
Cachoeira Boca da Onça, em Bodoquena, a mais alta de Mato Grosso do Sul e um dos destinos "queridinhos" dos turistas. (Foto: Valter Patrial/H2O Ecoturismo/Arquivo)  
Cachoeira Boca da Onça, em Bodoquena, a mais alta de Mato Grosso do Sul e um dos destinos "queridinhos" dos turistas. (Foto: Valter Patrial/H2O Ecoturismo/Arquivo)

O turismo, um dos setores econômicos mais afetados pela pandemia em Mato Grosso do Sul vai receber meio milhão de reais do Governo Federal. A verba integra o pacote de R$ 8,3 milhões que será destinada através do Ministério do Turismo aos estados, para impulsionar a retomada da categoria em todo o país.

Os recursos devem apoiar as secretarias estaduais de Turismo na construção de campanhas promocionais tanto de rotas turísticas quanto de produtos regionais, com foco no turismo interno e curta distância.

“Queremos que o setor de turismo, tão impactado pela pandemia, possa se recuperar e promover o seu turismo interno, seguindo todas as regras de biossegurança que garantam a proteção de turistas e trabalhadores do setor. O objetivo é promover o turismo interno, ou seja, Pernambuco para os próprios pernambucanos, Minas Gerais para os mineiros, mostrar a Paraíba para todos os paraibanos e assim por diante”, destaca o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Para receber os recursos, as secretarias estaduais de Turismo precisaram cadastrar propostas de promoção dos seus destinos internos até outubro do ano passado. Ao todo, o Ministério do Turismo já recebeu 26 propostas. Os pedidos passam por análise e aprovação da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, antes de serem liberados. Alguns contratos já foram aprovados no final de dezembro, conforme o ministério.

A liberação dos recursos ocorrerá após apresentação de documentação ao Ministério do Turismo pelos gestores locais relacionadas a publicação dos editais para produção das campanhas promocionais. De acordo com o secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, a intenção foi democratizar o acesso aos recursos para todos os estados do país. Por isso, cada estado pôde pleitear um apoio de até R$ 500 mil.

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