ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 25º

Economia

Imposto de Renda: Quem perdeu prazo pode declarar na terça e com multa

Renata Volpe Haddad | 29/04/2017 08:11

Quem perdeu o prazo da declaração do Imposto de Renda que encerrou na sexta-feira (28), pode declarar, pagando multa, a partir de terça-feira (2). Os atrasados terão de pagar uma multa de no mínimo R$ 165,74 e de no máximo 20% do imposto devido. Em Mato Grosso do Sul, foram declaradas 373.503 mil, sendo que eram esperadas 390 mil declarações.

O sistema da Receita Federal está indisponível e fica fora do ar até às 8h de terça-feira (2), quando volta a receber as declarações. Se o contribuinte perceber que errou na declaração original, também só será possível mandar retificações a partir de terça-feira.

Conforme o UOL, no caso das declarações atrasadas, assim que entregar a declaração e imprimir o recibo, o contribuinte já receberá também uma notificação da multa e o boleto do Darf para pagamento.

A multa por atraso para esse pagamento é de 1% ao mês sobre o imposto devido. Se atrasar cinco meses, a multa atinge 5% do imposto devido. Se o atraso, for de 20 meses, chega a 20%. A dívida pode continuar crescendo se a pessoa não pagar a multa no vencimento. Nesse caso, começam a ser cobrados juros com base na Selic (taxa básica da economia).

A restituição é paga ao contribuinte mesmo se a declaração for entregue atrasada. Se não pagar a multa pelo atraso na entrega, esse valor será deduzido da restituição.

Se não declarar - Se a pessoa estava obrigada a declarar e não o faz, pode ficar com problemas no CPF. Já no ano seguinte ao atraso, o CPF fica com status de "pendente de regularização''. Com isso, a vida financeira do contribuinte já fica prejudicada, não podendo prestar concurso público, tirar passaporte, fazer empréstimo, obter certidão negativa no caso de venda de imóvel nem consegue abrir conta.

Nos siga no Google Notícias