ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Índice da inadimplência do consumidor caiu 6,8% em Campo Grande

Dados referem-se ao registro da Boa Vista SCPC em março, em comparação a igual período do ano passado

Silvia Frias | 22/05/2019 17:47
Segundo economista, índice pode significar cautela do consumidor (Foto: Paulo Francis)
Segundo economista, índice pode significar cautela do consumidor (Foto: Paulo Francis)

Em Campo Grande, a inadimplência do consumidor, em março, caiu 6,8%, em comparação a igual período do ano passado, de acordo com dados da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Se comparado a fevereiro, o índice de redução foi de 1,8%.

No acumulado do ano, houve queda de 3,5% na inadimplência na Capital. Em Mato Grosso do Sul, o percentual de queda em março foi de 7,2%, se comparado ao mês equivalente em 2018. No acumulado do ano, a redução no Estado foi de 4%.

Em março deste ano, a recuperação de crédito teve queda de 8,7%, em comparação ao ano passado. Esse índice é elaborado a partir das exclusões de registros informados à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. No acumulado do ano, essa queda de recuperação de crédito é de 6,4% e, em relação a fevereiro, redução foi de 2,8%.

O economista da Boa Vista, Vitor França, lembra que os dados referem às informações pelo SCPC e que não representam a totalidade do mercado, sendo indicativo parcial do cenário. Porém, diz que é possível fazer duas leituras do resultado: a de que o consumidor está tomando menos empréstimos, evitando se endividar ou, não teria como fazer essa contratação por incapacidade financeira, já que teria outras dívidas.

De qualquer forma, segundo França, indica cautela com os rumos da economia, em que havia maior confiança com a mudança do governo e que agora entrou em estado de avaliação depois da manutenção dos altos índices de desemprego. 

Nos siga no Google Notícias