ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Indústria de MS encerra 2014 pessimista e inicia 2015 sem ânimo

Priscilla Peres | 26/01/2015 10:53
(Foto: Fiems)
(Foto: Fiems)

Após um ano de baixos investimentos e poucos resultados para a indústria, o setor está receoso e pessimista para 2015. De acordo com o Radar Industrial da Fiems (Federação da Indústria de MS), os indicadores apontam números abaixo de 50 pontos, que é alinha divisória sobre indicações positivas e negativas.

De acordo com o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, os indicadores referentes à demanda por seus produtos, quantidade exportada, número de empregados e compras de matéria-prima. A atividade industrial terminou 2014 em baixa, com dezembro sendo o sétimo mês consecutivo sem crescimento da produção, quando comparado com o mês imediatamente anterior.

“Em 2014, a produção industrial sul-mato-grossense apresentou expansão somente em maio. Nacionalmente também houve crescimento em apenas um mês ao longo do ano, ocorrendo em outubro. Já na comparação contra igual mês de 2013 constata-se que a atividade industrial em Mato Grosso do Sul apresentou crescimento somente nos meses de janeiro, fevereiro, junho e dezembro”, detalhou.

Ezequiel Resende reforça que o nível de utilização da capacidade instalada em Mato Grosso do Sul ficou abaixo do usual para o mês de dezembro. “O índice marcou 38,5 pontos em dezembro, queda de 0,7 pontos em relação a novembro. O resultado permanece abaixo dos 50 pontos, patamar a partir do qual há o indicativo de utilização acima do usual para o mês. A utilização média da capacidade instalada nas indústrias pesquisadas foi de 72%”, disse.

Intenção de investimento - Já o ICEI/MS (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul) marcou 41 pontos em janeiro deste ano, queda de 2,5 pontos em relação a dezembro do ano passado. “O empresário industrial do Estado não está confiante neste início de ano com janeiro sendo o sexto mês consecutivo com o índice abaixo dos 50 pontos”, explicou Ezequiel.

Em janeiro, para 83,7% dos respondentes as condições atuais da economia brasileira pioraram, enquanto no caso da economia estadual, na mesma comparação, a piora foi apontada por 62,5% dos participantes. Desde agosto de 2014 são registradas quedas nas intenções de investimentos dos industriais de Mato Grosso do Sul, já são seis meses consecutivos de queda.

Nos siga no Google Notícias