ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  10    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Indústria fatura 5% a mais em 2025 e cria 2,3% mais empregos

Indústria cresce no acumulado do ano, mas capacidade instalada cai para 78,2% em julho

Por Gustavo Bonotto | 09/09/2025 18:48
Indústria fatura 5% a mais em 2025 e cria 2,3% mais empregos
Fábrica de celulose instalada em Ribas do Rio Pardo. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O faturamento da indústria brasileira aumentou 5,1% nos primeiros sete meses deste ano, na comparação com o mesmo período de 2024, segundo dados divulgados nesta terça-feira (9) pela CNI (Confederação Nacional da Indústria). Se considerado somente o mês de julho de 2025, o faturamento da indústria cresceu 0,4% em relação a junho do mesmo ano e caiu 1,3% frente a julho de 2024.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Faturamento da indústria brasileira cresce 5,1% em 2025, segundo CNI. O resultado positivo foi impulsionado pelo desempenho dos primeiros sete meses do ano, comparado ao mesmo período de 2024. Apesar do crescimento acumulado, julho registrou queda de 1,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior e leve alta de 0,4% em relação a junho.O emprego no setor também apresentou crescimento de 2,3% no acumulado do ano até julho, em comparação com 2024. A utilização da capacidade instalada, no entanto, recuou para 78,2% em julho, devido à política monetária restritiva com juros altos, que afeta o crédito e a demanda, impactando a atividade industrial.

O emprego industrial também cresceu no acumulado do ano, de janeiro a julho: houve alta de 2,3%, em comparação a igual período de 2024. Em julho, o indicador teve elevação de 0,2%, em comparação a junho, e de 2,3%, em relação a julho de 2024.

“O mercado de trabalho se encontra bastante aquecido, com crescimento da ocupação e um ambiente de taxas de desemprego batendo mínimas históricas. Isso tem gerado uma pressão sobre os rendimentos do trabalhador e acontece na economia como um todo”, destaca a especialista em Políticas e Indústria da CNI, Larissa Nocko.

Já a utilização da capacidade instalada apresentou novo recuo em julho. Desde abril de 2024, quando o indicador alcançou 79,7%, observa-se uma trajetória descendente.

Em julho de 2025, o nível de utilização caiu para 78,2%, 1,6 ponto percentual abaixo do registrado no mesmo mês de 2024.

De acordo com a CNI, o movimento é causado principalmente pela manutenção de uma política monetária restritiva, com juros altos, que, ao conter o crédito e a demanda, reflete diretamente no ritmo da atividade industrial.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.