ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Indústrias de MS geraram 5,7 mil novos empregos em 2009

Redação | 20/01/2010 09:35

Em 2009, Mato Grosso do Sul recebeu mais 332 indústrias, que geraram 5,7 mil empregos. Os dados constam no relatório do "Desempenho Industrial 2009", entregue hoje pelo presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, ao governador André Puccinelli (PMDB).

O cenário positivo fez com que o PIB Indutrial apresentasse aumento de 10,11%. O incremento é de R$ 475 milhões em relação ao montante do ano passado, alcançando R$ 4,7 bilhões no ano.

De acordo com a Fiems, em 2009, o número de indústrias cresceu de 8.691 para 9.023. Já a quantidade de empregos gerada pelo setor aumentou de 97,3 mil para 103 mil. "São empregos formais. Isso em 2009, que foi um ano de crise", salienta o governador.

Puccinelli afirmou que o resultado apresentado pela Fiems o deixa orgulhoso e agradecido. "Orgulhoso, porque cada vez mais Estado está se industrializando, com gente séria e competente. Orgulhoso, porque a gente pode participar com incentivos fiscais".

Puccinelli ressaltou a troca de incentivos fiscais por emprego durante a crise. "Deu e dará certo. Conseguimos equacionar as finanças".

De acordo com o governador, o setor industrial também contribuiu para a diversificação econômica em Mato Grosso do Sul. "Todos contribuíram. Inicialmente o setor da carne, que foi indutor do desenvolvimento. Depois, vieram os grãos, siderurgia, sucroalcooleiro, vestuário, gráfica".

Conforme o relatório da Fiems, o destaque em 2009 foi o desempenho do segmento sucroenergético, cuja expansão foi de 30,1% na produção canavieira. Já o segmento de papel e celulose também se destacou com o início das operações das plantas de celulose da Fibria

Nos siga no Google Notícias