ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Inflação de Campo Grande é a terceira mais alta do país no ano, diz IBGE

Caroline Maldonado | 09/01/2015 11:23
Índice de preços do grupo Habitação registrou as maiores altas em todo o país no último mês de 2014 (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)
Índice de preços do grupo Habitação registrou as maiores altas em todo o país no último mês de 2014 (Foto: Arquivo/Cleber Gellio)

O indicador do custo de vida em Campo Grande teve aumento de 1,08% em dezembro e a inflação encerrou o ano acima do teto da meta, de acordo com pesquisa divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Dentre as regiões e capitais pesquisadas, Campo Grande fechou dezembro com IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) em 6,77%, o terceiro mais alto do país.

Apresenta o mesmo índice a Capital Porto Alegre, cuja variação em dezembro foi de 0,80%. A região metropolitana do Rio de Janeiro registrou o maior inflação do país, 7,60%. A segunda na lista é Brasília, cujo o IPCA teve variação de 1,30% e fechou em 6,29%.

O indicador aponta que o grupo Habitação registrou as maiores altas em todo o país no último mês de 2014. Neste ponto, Campo Grande registrou umas das menores elevações, com alta de 9,95%, em dezembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Em todo o país, a variação do IPCA em dezembro foi de 0,78% e a inflação ficou acima da meta, em 6,41%. Nenhuma região registrou índice abaixo da meta, conforme o IBGE. Tiveram as menores taxas, Salvador (5,76%) e Belo Horizonte (5,83%), ficando mais próximas da meta de 4,5%.

Calculado pelo IBGE desde 1980, o IPCA se refere às famílias com rendimento monetário de um a 40 salários mínimos e abrange dez regiões metropolitanas do país, além dos municípios de Goiânia, Campo Grande e Brasília. O instituto faz também o cálculo do INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que pesquisa famílias com rendimento monetário de um a cinco salários mínimos, sendo o chefe assalariado.

INPC – Este índice teve variação de 1% em dezembro, em Campo Grande, percentual acima do nacional. A Capital ficou em terceiro na lista das com maior inflação. A primeira é Rio de Janeiro, com variação positiva de 1,17% e a segunda Goiânia, com alta de 1,13%. Em âmbito nacional, o INPC fechou dezembro com taxa de 6,23%, acima dos 5,56% de 2013. A inflação no mês foi de 0,62%.

Nos siga no Google Notícias