ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Inflação desacelera em Campo Grande, mas energia puxa nova alta

No grupo de alimentação, cebola puxou alta do grupo, enquanto leite registrou queda

Adriel Mattos | 09/06/2022 11:14
Conta de energia até diminuiu com fim de cobrança extra, mas reajuste gerou redução menor. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Conta de energia até diminuiu com fim de cobrança extra, mas reajuste gerou redução menor. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

A inflação continua a trajetória de alta em Campo Grande, mas subiu em ritmo menor em maio, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado nesta quinta-feira (9), foi de 0,27%.

Em todo o Brasil, o índice foi de 0,47%. O resultado é reflexo da queda no custo da energia elétrica, após o fim da cobrança da bandeira tarifária.

Por outro lado, o consumidor campo-grandense não sentiu um efeito maior, já que, em abril, a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) autorizou reajuste na tarifa de 17,14%.

A energia é parte do grupo Habitação, utilizado para medir a inflação. O serviço viu redução de 1,62%, distante da queda de 13,49% em Brasília (DF) - a maior entre as capitais - e em todo o Brasil, de 7,95%.

Ainda em Habitação, o botijão de gás na Capital registrou recuo de 3,73%, após subir 4,12% em abril. Já na categoria Alimentação e bebidas, foi registrada uma leve baixa de 0,6%.

A cebola foi o item que teve o maior aumento, de 41,5%. Na sequência vieram leite longa vida (6,46%) e leite em pó (5,19%). Por outro lado, caíram os preços do tomate (-28,40%) e do mamão (-18%).

No acumulado de 12 anos, a inflação em Campo Grande é de 12,07%, acima dos 11,73% registrados no País. Já o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) foi de 1,37% em maio.

O IPCA abrange as famílias com rendimentos de um a 40 salários mínimos, enquanto o INPC as famílias com rendimentos de um a cinco salários mínimos, residentes nas regiões metropolitanas de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Vitória, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, além do Distrito Federal e dos municípios de Goiânia, Campo Grande, Rio Branco, São Luís e Aracaju.

Nos siga no Google Notícias