ACOMPANHE-NOS    
ABRIL, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 26º

Economia

Jucems atende a pedidos e implantará registro digital em 1º de novembro

Entidades pedem mais tempo para capacitar pessoal que usará novo serviço, que baixará para 3 dias tempo para abertura de empresas em MS

Por Humberto Marques | 30/07/2018 17:12
Jucems prevê abertura de empresas em até três dias com novo sistema. (Foto: Divulgação)
Jucems prevê abertura de empresas em até três dias com novo sistema. (Foto: Divulgação)

A Jucems (Junta Comercial de Mato Grosso do Sul) adiou para 1º de novembro a implantação definitiva do seu Sistema de Registro Digital, que aconteceria na quarta-feira (1º). A decisão foi tomada nesta segunda-feira (30) pelo plenário do órgão e atende a pedidos do CRC-MS (Conselho Regional de Contabilidade de Mato Grosso do Sul) Fecomércio (Federação do Comércio do Estado) e Faems (Federação das Associações Empresariais).

A deliberação pelo adiamento será publicada nesta terça (31) no Diário Oficial do Estado e foi solicitado diante da necessidade de melhor preparação dos profissionais e empresas para lidarem com o novo sistema da Jucems.

A entidade afirma que a Junta Digital trará agilidade, bem como redução de tempo e de custos, na tramitação de documentos, indo ao encontro de demandas das empresas e do setor contábil. O tempo médio para abertura de empresas no Estado, que já foi de 35 dias, hoje é de 17 dias. Com o sistema, deve cair para três dias.

Capacitação – Jucems e CRC-MS fecharam parceria para a realização de capacitações para os profissionais para contemplar os 79 municípios do Estado. O processo continuará sendo feito até o fim de outubro.

O atendimento pela internet já está disponível, evitando que empresários, contadores e advogados tenham de deixar municípios do interior em busca dos postos de atendimento no Estado.

A Junta Virtual funciona 24 horas, incluindo em fins de semana e feriados. A documentação necessária para cada serviço já está predefinida no sistema, com atendimento centralizado, o que facilita as decisões e incentiva o empreendedorismo. Com o sistema totalmente digital, a entrega física de documentos será desnecessária, sendo substituída pela certificação digital.

O serviço já está disponível no site http://jucems.ms.gov.br.