ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Juro do rotativo do cartão de crédito cai a 363,3% em maio, diz BC

Fabrício de Castro e Eduardo Rodrigues (Estadão Conteúdo) | 28/06/2017 10:30

O juro médio total cobrado no rotativo do cartão de crédito caiu 64,8 pontos porcentuais de abril para maio, informou nesta quarta-feira, 28, o Banco Central. Com isso, a taxa passou de 428,1% para 363,3% ao ano.

O forte recuo da taxa do rotativo foi resultado direto das novas regras de migração da modalidade, que começaram em abril.

O juro do rotativo ainda é a taxa mais elevada desse segmento e também a mais alta entre todas as avaliadas pelo BC, batendo até mesmo a do cheque especial.

Dentro desta rubrica, a taxa da modalidade rotativo regular passou de 297,7% para 247,5% ao ano de abril para maio. Neste caso, são consideradas as operações com cartão rotativo em que houve o pagamento mínimo da fatura.

Já a taxa de juros da modalidade rotativo não regular passou de 520,2% para 445,1% ao ano. O rotativo não regular inclui as operações nas quais o pagamento mínimo da fatura não foi realizado.

No caso do parcelado, ainda dentro de cartão de crédito, o juro caiu 2,2 pontos porcentuais de abril para maio, passando de 162,2% para 160,0% ao ano.

Em abril, começou a valer a nova regra que obriga os bancos a transferir, após um mês, a dívida do rotativo do cartão de crédito para o parcelado, a juros mais baixos.

A intenção do governo com a nova regra é permitir que a taxa de juros para o rotativo do cartão de crédito recue, já que o risco de inadimplência, em tese, cai com a migração para o parcelado.

Nos siga no Google Notícias