ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Justiça determina que Fisco não deve reter produtos alimentícios na barreira

Liana Feitosa | 07/11/2014 11:23

A Secretaria de Estado de Receita e Controle de Mato Grosso do Sul foi proibida de reter mercadorias de uma empresa alimentícia na barreira fiscal do Estado como forma de pressioná-la a pagar tributos.

A decisão, tomada por unanimidade, foi considerada após a empresa alegar que necessita da comercialização de produtos taxados com ICMS, imposto cobrado e fiscalizado pela a Fazenda Pública.

A questão é que a empresa tem uma dívida parcelada em 19 vezes e, embora quite regularmente os débitos, não consegue comprar mercadorias e fazê-las entrar em Mato Grosso do Sul porque ficam retidas na barreira fiscal. Somente com o pagamento à vista do imposto é que os produtos estavam sendo liberados, o que contraria os artigos 4º e 5º do decreto nº 11.930/2005.

A empresa, então, pediu a suspensão da exigência dos débitos do ICMS para garantir que as compras feitas fora do Estado não fossem tributadas à vista, já que parcelou os débitos anteriores, e pediu a concessão de liminar para determinar que a secretaria não retenha as mercadorias no posto fiscal.

Argumento da Fazenda - No entanto, a secretaria alega que sua conduta está amparada no artigo 115 da lei estadual nº 1.810/1997. Para o relator do processo, juiz Odemilson Roberto Castro Fassa, o Fisco pode, sim, apreender mercadorias, entretanto, apenas pelo tempo necessário para lavrar o auto de infração e impor a multa. Passado esse período, o ato é ilegal e inadmissível.

Além disso, para Fassa, a Fazenda Pública dispõe de outros meios para cobrar os seus créditos e, já que a empresa em questão atua no ramo alimentício, as mercadorias retidas podem estragar, causando prejuízos à sua atividade empresarial.

No processo, a Secretaria de Estado da Fazenda justifica a retenção das mercadorias e a cobrança do imposto à vista pelo fato de a quitação do ICMS só se concretizar com o pagamento da última parcela. Porém, a certidão tributária emitida pela própria secretaria registra a suspensão da exigência devido o fato de a empresa estar em dia com seus pagamentos.

Por isso, o relator entendeu que não faz sentido condicionar a suspensão da exigência da cobrança do ICMS, uma vez que há possibilidade de realizar o parcelamento de débito tributário e que o contribuinte está em dia com o pagamento das parcelas.

Por fim, o relator do processo afirmou que, ao impor obstáculos ao exercício da atividade empresarial da autora, a Fazenda Pública contribui indiretamente para a falência financeira da empresa e para a ocorrência de novas dívidas tributárias, o que é inadmissível.

Nos siga no Google Notícias