ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Lei determina cartaz informando sobre quitação de consignado em caso de morte

Marta Ferreira | 22/05/2014 16:57
Autor da lei, Kemp diz que instituições se aproveitam de desconhecimento de previsão legal. (Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa)
Autor da lei, Kemp diz que instituições se aproveitam de desconhecimento de previsão legal. (Foto: Divulgação/Assembleia Legislativa)

Uma lei que está em vigor desde esta quinta-feira obriga as instituições financeiras que ofereçam crédito consignado a manter afixado, em local visível, cartazes ou placas informando que, em caso de morte do titular da operação de empréstimo, que tenha apenas o pagamento mensal como garantia, a dívida fica quitada.

O cartaz, conforme a lei, deve conter a seguinte frase: “Ocorrido o falecimento do consignante, ficará extinta a divida do empréstimo feito mediante simples garantia da consignação em folha (art. 16 da Lei Federal n.º 1046/1950 – Disposição sobre a consignação em folha de pagamento)”.

A proposta de lei, do deputado Pedro Kemp (PT), havia sido aprovada pela Assembleia Legislativa prevendo, também, que o contracheque dos servidores públicos estaduais trouxesse a mesma inscrição. Esse item foi vetado pelo governador de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB), sob o argumento de que interfere em prerrogativas do Executivo.

Na argumentação apresentada à Assembleia para a criação da lei, o parlamentar petista observou que, embora seja uma lei da década de 1950, ainda existe desconhecimento e reclamações de dificuldade para que seja cumprida.

O texto da justificativa afirma que há instituições que se aproveitam do desconhecimento e cobram dos parentes dos titulares já mortos o valor da dívida. De acordo com ele, o sindicato dos funcionários da Assembleia Legislativa acompanha casos desse tipo.

Conforme a lei, a inobservância à determinação sujeitará aos estabelecimentos financeiros às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Nos siga no Google Notícias