ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Licitação para compra de mudas de erva mate beneficiará mais de 200 produtores

Projeto foi debatido com produtores e representantes de 10 municípios localizados na fronteira com o Paraguai

Gabriel Neris | 06/03/2018 14:28
Projeto do senador Waldemir Moka deve beneficiar, inicialmente, mais de 200 produtores (Foto: Divulgação)
Projeto do senador Waldemir Moka deve beneficiar, inicialmente, mais de 200 produtores (Foto: Divulgação)

Produtores de Mato Grosso do Sul terão em breve a oportunidade de trabalhar com renda extra. A Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) lançará nos próximos dias a licitação para comprar mudas de erva mate em dez municípios localizados na região de fronteira com o Paraguai.

O processo deve marcar a retomada do plantio do produto, projeto proposto pelo senador Waldemir Moka (MDB) em 2011. Na última sexta-feira (2) ocorreu uma reunião entre a equipe do parlamentar com técnicos da Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste), Agraer, Ministério da Agricultura, representantes dos municípios envolvidos e produtores locais. No encontro foi debatido o início do projeto.

De acordo com Moka, o objetivo da proposta é auxiliar os produtores, para que tenham renda extra com o cultivo da folha. O ganho por hectare plantada pode chegar a R$ 10 mil. “A expectativa é a de que, com a união de todos os envolvidos, Mato Grosso do Sul volte a ser autossuficiente e passe da condição de importador do produtor para exportador”, explica o economista Nelson Vieira Fraga, que integra a equipe do parlamentar.

O Programa de Fortalecimento da Cadeia Produtiva da Erva Mate na Sul Fronteira vai atender inicialmente 210 produtores.

“Em se tratando do meio ambiente, por ser uma árvora, passa a ser excelente instrumento de recomposição da área de Reserva Legal”, diz o senador Moka.

Nos siga no Google Notícias