ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Lojistas reclamam de reajuste na energia elétrica válido a partir de hoje em MS

Cobrança de novo valor foi adiada em dois meses pela Aneel devido a pandemia, mas passou a valer hoje

Tainá Jara | 01/07/2020 16:03
Muitos estabelecimentos fecharam as portas durante a pandemia (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)
Muitos estabelecimentos fecharam as portas durante a pandemia (Foto: Arquivo/Kisie Ainoã)

Lojistas de Campo Grande emitiram nota, nesta quarta-feira, se posicionando contra o reajuste da energia elétrica, em Mato Grosso do Sul. O novo valor cobrando deveria entrar em vigor há dois meses, mas a entrada em vigor foi adiada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), em virtude da pandemia. A elevação de 6,9% passa a valer a partir de hoje.

Em nota, a FCDL-MS (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul) e a CDL CG (Câmara de Dirigentes Lojistas de Campo Grande) afirmam que mais uma vez o varejo é penalizado pelo anunciou feito pela concessionária Energisa.

“[…] Não bastasse a grave crise causada pela covid-19, a falta de apoio governamental, ainda temos que arcar com altos custos de serviços que chegam com qualidade inferior”, se queixaram.

As entidades ainda afirmaram que o Estado “não pode continuar a mercê dessa política absurda e retrógrada, que privilegia uma concessionária de serviços públicos, causando impacto negativo na economia como um todo, castigando o setor produtivo”.

Conforme divulgado pela Aneel, no início de maio, o adiamento do reajuste atendeu pedido da própria concessionária. Os valores que deixarem de ser arrecadados nesse período serão cobrados de forma parcelada a partir de 2021.

Com o reajuste em unidades de baixa tensão como residências, a elevação será de 6,89% e em alta e média tensão, como indústrias a elevação chega a 6,93%. O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa.

Cálculo - Entre as regras estabelecidas nos contratos estão a metodologia de cálculo, o valor da tarifa que poderá ser reajustado anualmente , entre outras especificidades. A tarifa final do consumidor da Energisa Mato Grosso do Sul contém 36% de encargos e impostos.

A parte que cabe à distribuidora de energia representa 27% da composição da tarifa. No Estado a concessionária atende mais de 1 milhão de consumidores em 74 municípios.

Nos siga no Google Notícias