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Economia

Lucro da Águas Guariroba cresce 107% e atinge R$ 93,2 milhões

Aline dos Santos | 29/03/2013 11:07
Estação de tratamento de esgoto recebeu investimento de R$ 16,5 milhões. (Foto: Vanderlei Aparecido)
Estação de tratamento de esgoto recebeu investimento de R$ 16,5 milhões. (Foto: Vanderlei Aparecido)

O lucro da Águas Guariroba, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Campo Grande, teve crescimento de 107% em 2012. Conforme o balanço financeiro, publicado nesta sexta-feira, o lucro líquido saltou de R$ 44 milhões em 2011 para R$ 93,2 milhões no ano passado.

A empresa atende 99% da população com água tratada e 65% dos moradores de Campo Grande são beneficiados com esgoto coletado e tratado. Conforme a Águas Guariroba, desde o inicio da concessão, em 2000, foram investidos R$ 563 milhões. Neste mês, foi inaugurada a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Imbirussu, no Núcleo Industrial. O investimento na obra foi de R$ 16,5 milhões.

Em 2012, a companhia pagou à Prefeitura R$ 40,9 milhões pela outorga da exploração do serviço e R$ 2,2 milhões de taxa de fiscalização da agência reguladora.

O aditivo totalizou R$ 76,1 milhões. A forma de pagamento foi: R$ 19 milhões à vista, R$ 4,7 milhões em quatro parcelas e os R$ 38 milhões restantes divididos em 223 parcelas mensais. Com a mudança, também foram revistos pontos do contrato de concessão.

O sistema de esgotamento sanitário deverá atender, no mínimo, 75% da população urbana até 2015. Até 2019, o percentual deve ser elevado para 85%. Em 2025, o sistema de esgotamento sanitário deverá atender o percentual mínimo de 98% da população.

(Foto: Minamar Júnior/Arquivo)
(Foto: Minamar Júnior/Arquivo)

Ainda conforme o demonstrativo financeiro, os empréstimos e financiamentos da empresa somam R$ 312 milhões. Os recursos foram captados com a Caixa Econômica para ampliar os sistemas de água e esgoto em Campo Grande.

Cerco – Ainda conforme o balanço financeiro da Águas Guariroba, a companhia tem adotado medidas para reverter o elevado grau de inadimplência. Como revisão dos hidrômetros, parcelamento de débitos, manutenção de programa de cortes permanente, combate às fraudes e ligações clandestinas.

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