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Economia

Mais de R$ 123 mi serão movimentados no mês das crianças em MS, diz pesquisa

Helton Verão | 28/09/2012 14:48

Fecomércio prevê 6% de aumento nas vendas em relação a 2011

De acordo com a pesquisa, 42% das crianças entre 2 e 5 anos querem ganhar brinquedos (Foto: Adriano Hany)
De acordo com a pesquisa, 42% das crianças entre 2 e 5 anos querem ganhar brinquedos (Foto: Adriano Hany)

Neste mês das crianças, o comércio de Mato Grosso do Sul deve movimentar cerca de R$ 123,4 milhões, um crescimento de 6% em comparação com 2011, segundo a pesquisa sazonal do Instituto Fecomércio MS, desenvolvida em parceria com a Anhanguera-Uniderp e Fundação Manoel de Barros. Isso representa que 86% dos consumidores deverão ir as compras.

Mais da metade dos entrevistados, 53%, promete utilizar dinheiro ou cartão de débito, como forma de pagamento. Os cartões de crédito são os preferidos de 31% dos consumidores e 14% outras formas oferecidas pela loja. Cada vez mais distante dos consumidores e da aceitação dos comerciantes, estão os cheques, com apenas 1% da preferência dos pesquisados.

Se a opção do comprador for à forma parcelada, duas ou três parcelas é a escolha de 72%.

A estabilidade no emprego é um dos principais fatores para o aumento das compras e o pagamento no dinheiro e no débito, ressalta a Fecomércio.

Só na Capital a movimentação esperada é de R$ 35.461.847, em Dourados mais R$ 8.518.777 e Ponta Porã R$ 7.275.901. Em Três Lagoas a movimentação será de R$ 6.435.434 e na sequencia vêm Corumbá e Ladário, com R$ 3.910.682.

Ao todo foram pesquisados 11 municípios. São Gabriel do Oeste tem o maior valor médio de presente, R$ 155,00, frente a um valor médio de R$ 112,00 no Estado e R$ 110,00 na Capital. Já Naviraí, onde serão movimentados R$ 2.234.803, foi encontrado o maior percentual de consumidores que vão às compras: 96%.

O que as crianças querem - A preferência das crianças também foi pesquisada. Os mais pequenos na faixa de 2 a 5 anos querem ganhar brinquedos (42%), vestuários (23%), calçados (18%), eletrônicos (6%) e celulares (5%).

Na faixa de 6 anos até 10 anos aparecem preferências em ganhar brinquedos (23%), celulares (23%), eletrônicos (18%), e vestuários (12%)

Já os adolescentes com idades entre 11 e 15 anos escolhem os eletrônicos (29%), celulares (20%) e vestuários (17%).

O que os pais preferem - Os presentes mais comprados serão brinquedos (46%), roupas e vestuários (26%), calçados (13%), eletrônicos (5,8%) e celulares (3,9%). De um modo geral, a tendência é que crianças recebam brinquedos e adolescentes peças de vestuário.

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