ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Mato Grosso do Sul perde fábrica da Toyota para Sorocaba

Redação | 15/07/2008 12:02

O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, anunciou hoje a construção da segunda fábrica de automóveis Toyota no Brasil, mas em Sorocaba (SP). Mato Grosso do Sul também pleiteava a montadora, inclusive, com reuniões entre o governador André Puccinelli e membros da diretoria, no Brasil e no japão.

A declaração foi feita após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Toyota no Mercosul, Shozo Hasebe, no Palácio do Planalto. A ironia é que Puccinelli recebeu a notícia em Brasília, onde tem audiência com Lula, como presidente do Codesul.

A construção da fábrica, em Sorocaba começará em 2009, conforme estimativa do governo federal, e a produção dos veículos, somente em 2011. A expectativa é de que ao final do primeiro ano sejam produzidos 150 mil veículos de pequeno porte, destinados ao mercado interno e à exportação. Estima-se que sejam gerados 2,5 mil empregos diretos.

Embora negue que foram discutidos os valores a serem investidos na construção da fábrica, o ministro Miguel Jorge estima que os investimentos fiquem entre US$ 600 e US$ 700 milhões. Segundo ele, o presidente Lula demonstrou interesse de que os veículos sejam exportados para América Latina e África.

Antes de optarem por construir a segunda fábrica também em São Paulo, os executivos da empresa se reuniram com governadores de outros estados.

Disputa - Outros quatro estados concorriam para receber a fábrica no Brasil. Puccinelli foi pessoalmente à fábrica no Japão, em Nagoya, para defender a instalação em solo sul-mato-grossense. O governador afirmou que cobriria as propostas de outros locais.

Hoje, a Toyota tem uma fábrica em Indaiatuba (SP) com capacidade de produção de 67 mil unidades. Mesmo com a capacidade de produzir esgotada, só agora a empresa confirmou a instalação de uma segunda fábrica no País. (Com informações da Agência Brasil)

Nos siga no Google Notícias