ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Ministério prevê queda no preço do litro do álcool a partir de maio

Fabiano Arruda | 07/04/2011 09:18

Valor médio do combustível em Campo Grande é de R$ 2,39

Usinas estão moendo a safra atual de cana, o que deve motivar a queda do preço. (Foto: João Garrigó)
Usinas estão moendo a safra atual de cana, o que deve motivar a queda do preço. (Foto: João Garrigó)

O valor do litro do álcool deve cair a partir do próximo mês. Em Campo Grande, o preço médio praticado pelos postos de combustíveis é de R$ 2,39.

Segundo o subsecretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, as usinas já estão moendo a safra atual de cana de açúcar o que deve fazer com que o preço caia bem mais para o consumidor.

No entanto, nos próximos anos, o governo pode enfrentar novamente, no período de final de março e no mês de abril, esse problema de desabastecimento, em função do fim de uma safra e início da seguinte.

Na avaliação de técnicos do governo, o preço do álcool deve voltar, em maio, ao mesmo patamar do ano passado, devido a grande quantidade do produto que deve entrar no mercado.

Bittencourt disse que o governo tem discutido uma série de iniciativas para tentar resolver os problemas no setor sucroalcooleiro. Alguns reestruturais e outros conjunturais.

A discussão sobre a possibilidade de tornar o álcool um combustível regulado pela Agência Nacional do Petróleo voltou a ganhar força. Outra medida que está em estudos dentro do governo para a próxima safra é a abertura de uma linha de financiamento temporária, do BNDES ou do Banco do Brasil, para renovação do canavial.

O debate sobre a alíquota do ICMS com os estados principais produtores do País, como Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso, também deverá estar em pauta. Segundo o subsecretário, houve muitas fusões e consolidações no setor, nos últimos anos, mas poucas novas usinas entraram em funcionamento por causa dessa barreira tributária.

Outra linha de frente do governo é a discussão com as montadoras para tornar o etanol mais eficiente como combustível. Bittencourt defende que é preciso melhorar a relação econômica do álcool com a gasolina. Ou seja, o álcool só compensa economicamente na bomba se o preço for de até 70% do valor da gasolina. (Com informações da Agência Estado)

Nos siga no Google Notícias