ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEGUNDA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Ministro paraguaio visita MS em busca de investimentos no país vizinho

Castiglioni destacou importância da Rota Bioceânica; construção de ponte em Porto Murtinho começa este ano

Adriel Mattos | 22/09/2021 17:46
Castiglioni (ao centro) visita o Estado oficialmente pela primeira vez. (Foto: Divulgação/Fiems)
Castiglioni (ao centro) visita o Estado oficialmente pela primeira vez. (Foto: Divulgação/Fiems)

O ministro da Indústria e Comércio do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, está em visita oficial ao Mato Grosso do Sul em busca de investimentos do empresariado local no país vizinho. É a primeira vez que ele visita o Estado.

Castiglioni veio acompanhado de 12 membros do governo paraguaio para participar de um seminário na Casa da Indústria, sede da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul). Segundo a coordenadora do Centro Internacional de Negócios (CIN), Gracieiry Arruda, o objetivo do encontro é fortalecer os vínculos de integração de cadeias produtivas com empresas sul-mato-grossenses e fomentar o comércio de produtos e serviços paraguaios no mercado local.

“Nosso Estado tem uma localização estratégica. Por ser próximo ao Paraguai, o país vizinho se torna um importante parceiro comercial, e o CIN tem atuado para ajudar as empresas a exportarem e importarem produtos com objetivo de tornar a indústria sul-mato-grossense cada vez mais competitiva”, explicou.

Esse estreitamento de laços vem sendo reforçados com a implantação da Rota de Integração Latino-Americana, mais conhecida como Rota Bioceânica. “Estamos construindo duas pontes entre o Brasil e o Paraguai, uma em Foz do Iguaçu e outra em Porto Murtinho, esta última muito em breve devemos iniciar as obras”, ressaltou o ministro.

Castiglioni afirmou ainda que Paraguai e Mato Grosso do Sul têm muito a ganhar nos negócios. “Já temos relações com Paraná e São Paulo e estamos construindo com Mato Grosso do Sul. Acredito que aqui também será uma relação ganha-ganha, ganha Mato Grosso do Sul e ganha o Paraguai”, completou.

O secretário de estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, disse que o resultado da licitação internacional sairá nesta semana. “Hoje a comissão mista Brasil-Paraguai se reuniu para marcar para sexta-feira (24) para homologarmos o resultado. Deve levar 15 dias para assinar o contrato, então acredito que as obras comecem ainda esse ano”, explicou.

Auxílio - A Fiems tem dois programas para ajudar empresários interessados em investir no país vizinho. No “Indústria sem Fronteiras”, a entidade oferece orientação para transferir o negócio do Estado para o Paraguai. Já o “Fomentar Fronteiras” é voltado para Ponta Porã, a fim de fortalecer o comércio local.

Nos siga no Google Notícias