ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Política

Reinaldo discute Rota Bioceânica com embaixador do Paraguai

Governador e diplomata também debateram eventual acordo contra pesca predatória

Adriel Mattos | 20/09/2021 17:06
Secretário de Meio Ambiente e cônsul do Paraguai em Campo Grande também participaram do encontro. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS)
Secretário de Meio Ambiente e cônsul do Paraguai em Campo Grande também participaram do encontro. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), se reuniu nesta segunda-feira (20) com o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo. Entre os assuntos discutidos, estava a Rota de Integração Latino-Americana, mais conhecida como Rota Bioceânica.

“Daqui a pouco vamos ter, se Deus quiser, tudo isso concluído. E discutimos a questão sanitária, o exemplo de Mato Grosso do Sul para o mundo na questão sanitária, que vai ajudar muito outros países”, declarou o diplomata. O Estado tem mais da metade da população completamente vacinada contra a covid-19.

Reinaldo ressaltou os laços de amizade entre sul-mato-grossenses e paraguaios e também destacou a importância de uma legislação única entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile sobre a questão alfandegária para dar agilidade ao transporte de mercadorias.

“Nós, que temos uma tradição e uma irmandade com o povo paraguaio, discutimos temas relevantes aos dois países como a Rota Bioceânica, as construções das nossas pontes, tanto a Porto Murtinho-Carmelo Peralta quanto a ponte de Foz do Iguaçu - Ciudad Del Este e a possibilidade da nova ponte sobre o rio Apa, em Porto Murtinho”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Outro assunto também tratado no encontro foi a possibilidade de um tratado de meio ambiente para combater as pescas predatórias por meio de fiscalizações conjuntas entre os dois países. A reunião contou com a participação do secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do cônsul do Paraguai em Campo Grande, Ricardo Caballero.

Legislativo - O embaixador também se encontrou com o presidente da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa (PSDB). Ambos também debateram a relação entre Estado e país e futuras parcerias.

“Preparamos uma missão comercial, para que empresários do Paraguai conheçam o que é Mato Grosso do Sul, e possam estreitar seus laços comerciais, com a presença de ministro e vice-ministro do Comércio do nosso País”, disse Corrêa.

Projeto - Lançada em 2017, a Rota Bioceânica vai facilitar o escoamento da produção agropecuária do Brasil e dos países vizinhos via Oceano Pacífico. Partindo de Mato Grosso do Sul, a via, que terá rodovia e ferrovia, passa por Paraguai, Argentina e termina no Chile.

Já a ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta terá extensão de 1.300 metros, com um vão de 360 metros sobre o rio, uma altura de 22 metros. Calculada para suportar grande tráfego de caminhões bitrens, a estrutura terá pista dupla e acesso para pedestres.

Nos siga no Google Notícias