ACOMPANHE-NOS    
OUTUBRO, SEGUNDA  25    CAMPO GRANDE 28º

Política

Reinaldo discute Rota Bioceânica com embaixador do Paraguai

Governador e diplomata também debateram eventual acordo contra pesca predatória

Por Adriel Mattos | 20/09/2021 17:06
Secretário de Meio Ambiente e cônsul do Paraguai em Campo Grande também participaram do encontro. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS)
Secretário de Meio Ambiente e cônsul do Paraguai em Campo Grande também participaram do encontro. (Foto: Chico Ribeiro/Subcom-MS)

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), se reuniu nesta segunda-feira (20) com o embaixador do Paraguai no Brasil, Juan Ángel Delgadillo. Entre os assuntos discutidos, estava a Rota de Integração Latino-Americana, mais conhecida como Rota Bioceânica.

“Daqui a pouco vamos ter, se Deus quiser, tudo isso concluído. E discutimos a questão sanitária, o exemplo de Mato Grosso do Sul para o mundo na questão sanitária, que vai ajudar muito outros países”, declarou o diplomata. O Estado tem mais da metade da população completamente vacinada contra a covid-19.

Reinaldo ressaltou os laços de amizade entre sul-mato-grossenses e paraguaios e também destacou a importância de uma legislação única entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile sobre a questão alfandegária para dar agilidade ao transporte de mercadorias.

“Nós, que temos uma tradição e uma irmandade com o povo paraguaio, discutimos temas relevantes aos dois países como a Rota Bioceânica, as construções das nossas pontes, tanto a Porto Murtinho-Carmelo Peralta quanto a ponte de Foz do Iguaçu - Ciudad Del Este e a possibilidade da nova ponte sobre o rio Apa, em Porto Murtinho”, afirmou o chefe do Executivo estadual.

Outro assunto também tratado no encontro foi a possibilidade de um tratado de meio ambiente para combater as pescas predatórias por meio de fiscalizações conjuntas entre os dois países. A reunião contou com a participação do secretário Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e do cônsul do Paraguai em Campo Grande, Ricardo Caballero.

Legislativo - O embaixador também se encontrou com o presidente da Alems (Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso do Sul), Paulo Corrêa (PSDB). Ambos também debateram a relação entre Estado e país e futuras parcerias.

“Preparamos uma missão comercial, para que empresários do Paraguai conheçam o que é Mato Grosso do Sul, e possam estreitar seus laços comerciais, com a presença de ministro e vice-ministro do Comércio do nosso País”, disse Corrêa.

Projeto - Lançada em 2017, a Rota Bioceânica vai facilitar o escoamento da produção agropecuária do Brasil e dos países vizinhos via Oceano Pacífico. Partindo de Mato Grosso do Sul, a via, que terá rodovia e ferrovia, passa por Paraguai, Argentina e termina no Chile.

Já a ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta terá extensão de 1.300 metros, com um vão de 360 metros sobre o rio, uma altura de 22 metros. Calculada para suportar grande tráfego de caminhões bitrens, a estrutura terá pista dupla e acesso para pedestres.

Nos siga no Google Notícias
Regras de comentário