ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Ministro sinaliza mudança no indexador da dívida dos estados

Fabiano Arruda | 04/12/2012 17:38

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, sinalizou, nesta terça-feira, que o indexador da dívida dos estados deve ser alterada do IGP-DI para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

A mudança atende reivindicação antiga do governador André Puccinelli (PMDB), que sempre cobrou, publicamente, a utilização do IPCA.

Pela peça orçamentária enviada pelo Governo do Estado, a previsão é que só para o pagamento da dívida sejam pagos quase R$ 800 milhões. A dívida de Mato Grosso do Sul passa da casa dos R$ 7 bilhões.

Segundo Mantega, até o início da próxima semana a equipe econômica definirá qual é a melhor alternativa aos índices atuais de correção, que pressionam as contas dos estados em épocas de inflação alta e valorização do dólar.

“Vamos fazer a mudança do indexador”, declarou o ministro durante audiência na CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado nesta terça, dia em que governadores organizam um manifesto em Brasília (DF) para derrubar o veto da presidente Dilma Rousseff (PT) ao projeto de lei aprovado na Câmara Federal que dá nova partilha dos royalties a estados e municípios.

Atualmente, as dívidas dos estados e dos municípios são corrigidas segundo o IGP-DI mais 6%, 7,5% ou 9% ao ano. Índice de inflação calculado pela FGV (Fundação Getulio Vargas), o IGP-DI tem 60% da composição influenciada pelos preços no atacado e sobe mais quando o dólar aumenta.

Conforme Mantega, as opções mais viáveis são a troca do indexador pelo IPCA, índice oficial de inflação calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ou pela Selic, taxa básica de juros da economia. “Hoje, a Selic é o mais conveniente de todos os indexadores. A tendência é que continue sendo”, sinalizou Mantega.

Para evitar que os estados tenham as dívidas pressionadas caso a Selic seja reajustada pelo Banco Central, Mantega admitiu que o governo pode introduzir um limite máximo de correção da dívida. “É possível por uma trava na Selic”, disse o ministro ao receber a sugestão de um senador. Dessa forma, caso a Selic suba para 10% ao ano, e o limite seja 9%, os estados e municípios continuarão a ter os débitos reajustados pelo percentual menor.

Com base nos últimos índices de inflação, os estados e municípios pagam atualmente ao governo federal 13,87% (IGP-DI mais 6%), 15,48% (IGP-DI mais 7,5%) ou 16,87% (IGP-DI mais 9%) ao ano. O IPCA previsto para 2012 corresponde a 5,5%. Segundo diversos senadores presentes na audiência, a mudança dos indexadores facilitaria a negociação, no Senado, da unificação das alíquotas do ICMS para acabar com a guerra fiscal. (Com informações da Agência Brasil).

Nos siga no Google Notícias