ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, TERÇA  11    CAMPO GRANDE 26º

Economia

MS busca mercados turísticos no Reino Unido, Canadá e nos EUA com o Plano Brasis

Dados foram apresentados a empresários do setor para orientar ações de promoção de Mato Grosso do Sul

Por Ketlen Gomes e Judson Marinho | 11/11/2025 17:24
MS busca mercados turísticos no Reino Unido, Canadá e nos EUA com o Plano Brasis
Bruno Wendling, diretor-presidente da Fundtur fala sobre Plano Brasis apresentado nesta terça-feira. (Foto: Judson Marinho)

Na tarde desta terça-feira (11), o Sebrae-MS (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) sediou o encontro de apresentação do Plano Brasis 2025-2027, que apresentou ao setor turístico de Mato Grosso do Sul as diretrizes do Plano Internacional de Marketing Turístico do Brasil e um plano de ação para promover internacionalmente o Estado, funcionando como um guia para os empresários do setor.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Sebrae-MS apresentou o Plano Brasis 2025-2027, uma iniciativa nacional que estabelece diretrizes para o marketing turístico internacional do Brasil. O plano, desenvolvido em parceria com a Embratur e governos estaduais, visa otimizar recursos e direcionar investimentos com base em dados concretos. O projeto define mercados prioritários para Mato Grosso do Sul, incluindo Estados Unidos, Espanha e Reino Unido como essenciais, além de estabelecer metas nacionais de crescimento. A expectativa é alcançar 8,1 milhões de turistas internacionais até 2027, com foco especial no ecoturismo e na capacitação de pequenos negócios do setor.

A iniciativa em nível nacional integra ações do Sebrae, da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional de Turismo) e dos governos estaduais, com o objetivo de agregar valor e otimizar recursos, direcionando os investimentos com base em dados e resultados.

Durante o evento, foram apresentados os mercados internacionais para o turismo de Mato Grosso do Sul, destacando, como essenciais, países como Estados Unidos, Espanha, França, Alemanha, Portugal e Reino Unido; como mercados em crescimento, Colômbia, Peru, Canadá e Países Baixos; e, como mercados de oportunidade, Bolívia, China e Japão.

Bruno Reis, diretor de Marketing Internacional e Sustentabilidade da Embratur, reforçou a importância dos mercados internacionais para o Estado, citando países como Reino Unido, Canadá e Estados Unidos como focos principais de atuação.

"O Mato Grosso do Sul já é um destino reconhecido na América do Sul. O que precisamos agora é intensificar as ações nos mercados norte-americano e europeu, com um foco especial no ecoturismo", explicou Reis, destacando a recente participação do Estado em eventos de promoção turística, como o realizado em Nova York.

MS busca mercados turísticos no Reino Unido, Canadá e nos EUA com o Plano Brasis
Países em que MS deverá investir em ações para atrair turístas, de acordo com Plano Brasis. (Foto: Judson Marinho)

Ele também pontuou a importância de entender os nichos de público para cada mercado e como a Embratur está utilizando dados e pesquisas detalhadas para direcionar as ações de marketing.

Também foram estabelecidas metas em nível nacional, de crescimento de visitantes de outros países. Até setembro deste ano, 7,1 milhões de turistas internacionais visitaram o Brasil, e a expectativa é de que 2025 se encerre com 7,3 milhões de visitas deste público, com aumento para 7,8 milhões de turistas internacionais em 2026, chegando a 8,1 milhões em 2027.

Durante o evento, o diretor-presidente da Fundtur (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, destacou a relevância do novo plano, que não existia desde a década de 2000, e que servirá como um "guia estratégico" para a promoção internacional de todos os estados.

"Para nós, em Mato Grosso do Sul, ele representa um alinhamento estratégico significativo com o trabalho que temos feito no mercado internacional ao longo dos últimos anos", afirmou Wendling, que ainda ressaltou a importância da preparação do Estado para receber turistas estrangeiros, com foco maior em novos mercados, além de mencionar a relevância de ferramentas, como fóruns e rodadas de negócios, para fortalecer o trade turístico.

MS busca mercados turísticos no Reino Unido, Canadá e nos EUA com o Plano Brasis
Diretora-técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha destacou as ações de estratégia e desenvolvimento com os empresários. (Foto: Judson Marinho)

A diretora técnica do Sebrae-MS, Sandra Amarilha, complementou as falas de Reis, enfatizando a integração do Sebrae com a Embratur e os governos estaduais como uma única estratégia de promoção do destino turístico.

"O Plano Brasis é um instrumento técnico de alta qualidade que vai harmonizar nossa estratégia. Ele visa otimizar os recursos e garantir que nossos investimentos sejam orientados por dados e resultados", disse Amarilha.

A diretora também mencionou o trabalho contínuo do Sebrae no desenvolvimento do turismo em Mato Grosso do Sul desde 1992, com foco na inclusão de pequenos negócios, como gastronomia, economia criativa, hospedagem e atrativos turísticos, capacitando-os para atender à crescente demanda internacional.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.