ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 28º

Economia

MS deixa de contabilizar Lei Kandir como renúncia fiscal

Redação | 24/06/2010 16:46

A queda no montante da renúncia fiscal prevista no projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2011 enviada à Assembléia Legislativa se deve a uma mudança contábil e não à redução dos incentivos fiscais no Estado, segundo informou nesta tarde a Secretaria de Fazenda.

A mensagem do governador André Puccinelli sobre a LDO informa que a renúncia fiscal em 2011 será de R$ 1 bilhão, enquanto este ano, o valor é de R$ 2 bilhões.

Essa queda, conforme a explicação da Secretaria de Fazenda, vai ocorrer porque deixarão de ser contabilizadas como renúncia fiscal as perdas referentes à Lei Kandir, que isenta de ICMS as exportações de produtos primários, como a soja, e também ocasionadas por decisões do Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária).

A explicação da Secretaria para a mudança é que essas perdas, na verdade, não são decorrentes de decisão do governo estadual para conceder incentivo fiscal, normalmente com o intuito de garantir a instalação de empresas, principalmente indústrias.

No caso da Lei Kandir, trata-se de uma imposição legal, em vigor há 15 anos. Em relação ao Confaz, as decisões são tomadas por um colegiado de secretários de Fazenda e devem ser cumpridas mesmo pelos estados que não concordam.

Nos siga no Google Notícias