ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 19º

Economia

MS fica em 5º lugar com alta de 3,9% na receita do setor de serviços

Caroline Maldonado | 16/07/2015 09:39
Receita de serviços profissionais, administrativos e complementares é a que mais cresceu no país, com alta de 5,5% (Foto: Caroline Maldonado)
Receita de serviços profissionais, administrativos e complementares é a que mais cresceu no país, com alta de 5,5% (Foto: Caroline Maldonado)

Em maio, as empresas prestadoras de serviços de Mato Grosso do Sul aumentaram a contribuição de impostos em 3,9%, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com isso, o Estado ficou em 5º lugar entre os que mais cresceram em receita e acima da média nacional, cujo acréscimo é de apenas 1,1%.

O desempenho da receita é acompanhado, mensalmente, pelo instituto de pesquisa por meio de um índice calculado em todos os Estados do país. O levantamento referente a maio, divulgado hoje (16), é o mais recente.

O índice de MS passou de 134,4 em maio de 2014 para 139,6, no mesmo período deste ano. O número também revela crescimento na comparação com abril, cujo o índice ficou em 133,7, o que significa alta de 4,4%. A publicação não traz o desempenho dos Estados para cada setor, mas detalha os segmentos em âmbito nacional.

Brasil – O crescimento nominal de 1,1%, na comparação com o mesmo mês do ano passado é inferior as taxas de abril (1,7%) e março (6,1%), conforme o IBGE. No acumulado do ano, a taxa atingiu 2,3% e, em doze meses, 3,8%.

Três dos cinco segmentos do setor de serviços registraram variações positivas. São eles, serviços profissionais, administrativos e complementares, com 5,5%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com 0,8%, e outros serviços, com 0,3%. Apresentaram variações nominais negativas serviços prestados às famílias, com retração de 1,4% e serviços de informação e comunicação, com queda de 0,8%.

No topo da lista dos Estados com maior arrecadação está Rondônia, com alta de 12,9% na receita. Em seguida, tem-se Bahia, com alta de 6,5%; Pará, com acréscimo de 6,4% e Alagoas, com avanço de 4,8%.

Nos siga no Google Notícias