ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

MS lidera ranking de estados com maior produção de mel por colmeia do Brasil

Adriano Fernandes | 13/04/2018 20:42
Apicultores durante a coleta do mel em colmeias.  (Foto: João Carlos Castro)
Apicultores durante a coleta do mel em colmeias. (Foto: João Carlos Castro)

Com média anual de 52 quilos de mel produzidos, MS atingiu o posto de maior produção de mel por colmeia do Brasil. Quantidade três vezes mais que a médio nacional, de 18 quilos ao ano. O dado é da Federação de Apicultura e Meliponicultura de MS e faz parte de um estudo realizado pelo Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS.

“Temos ambiente e espaço adequados - áreas de matas e cerrado, clima ideal e diferentes tipos de florada”, pontua a médica veterinária e analista técnica do Sistema Famasul, Fernanda Oliveira, explicando que as características regionais potencializam a produção no estado.

De acordo com o último levantamento do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o estado ocupa a 10ª posição do ranking de produção do país, com mais de 835 mil quilos de mel por ano. Em cinco anos a produção cresceu 21,6%.

São quase 30 mil apiários espalhados por todo o estado sendo que os municípios que mais produzem o alimento são Três Lagoas, Jardim e Chapadão do Sul. As propriedades medicinais e ação antibacteriana presentes no mel, naturalmente doce, seu potencial altamente nutritivo estão entre os atrativos na comercialização deste produto.

De acordo com um levantamento feito pela federação, 80% do mel produzido aqui, vai para outros estados.

Nos siga no Google Notícias