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Economia

MS registra mais de 74 mil tentativas de fraude e autoridades reforçam alertas

Crescimento acelerado das investidas criminosas na Black Friday exige atenção redobrada do consumidor

Por Ketlen Gomes | 28/11/2025 07:56
MS registra mais de 74 mil tentativas de fraude e autoridades reforçam alertas
Movimento no Centro de Campo Grande, durante a black-friday de 2024. (Foto: Juliano Almeida)

Nesta sexta-feira (28), diversas lojas físicas e virtuais estarão com descontos em adesão à "Black Friday", data comercial criada nos Estados Unidos, na década de 1980, e incorporada pelo varejo brasileiro nos últimos anos. Em Mato Grosso do Sul, a expectativa é de movimentar cerca de R$ 354 milhões, mas o período também representa terreno fértil para golpes. Somente no primeiro trimestre deste ano, o Estado registrou 74.192 tentativas de fraude, segundo levantamento do Serasa Experian.

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A Black Friday deve movimentar cerca de R$ 354 milhões em Mato Grosso do Sul nesta sexta-feira (28), mas o período também representa risco para consumidores. No primeiro trimestre deste ano, o Estado registrou 74.192 tentativas de fraude, um aumento de 22,8% em relação ao ano anterior, segundo o Serasa Experian. Autoridades recomendam cuidados especiais nas compras presenciais e online. A Polícia Civil alerta sobre sites falsos e anúncios maliciosos, enquanto o Procon-MS orienta sobre a importância de verificar a legitimidade das lojas, pesquisar preços e guardar comprovantes de compras. Em caso de golpe, as vítimas devem registrar boletim de ocorrência imediatamente.

Apesar de ter a menor taxa proporcional do Centro-Oeste, 4.987 casos por milhão de habitantes, o avanço de 22,8% em relação ao ano anterior mantém o Estado em linha com o crescimento nacional e regional. No Centro-Oeste como um todo, foram 376.221 tentativas no período, com destaque negativo para o Distrito Federal, que lidera em números absolutos e proporcionais.

Com a aproximação da data, golpes se diversificam e ficam mais sofisticados. O delegado Danilo Mansur, titular da 1ª Delegacia de Polícia de Campo Grande, afirma que criminosos aproveitam o fluxo intenso no comércio e a pressa do consumidor para agir tanto presencialmente quanto pela internet.

O delegado alerta para a disseminação de sites falsos e anúncios maliciosos que imitam lojas conhecidas. “Os golpistas estão mais tecnológicos. Criam páginas quase idênticas às verdadeiras e usam até atendentes virtuais para enganar a vítima”, complementa.

No ambiente físico, as recomendações incluem manter pertences sempre próximos ao corpo, evitar o uso do celular enquanto caminha, redobrar a atenção em locais cheios e não aceitar ajuda de desconhecidos em caixas eletrônicos. “É essencial evitar a exposição de celulares, carteiras e objetos de valor, porque isso facilita a ação de furtadores”, orienta.

MS registra mais de 74 mil tentativas de fraude e autoridades reforçam alertas
Atenção nas compras on-line deve ser redobrada devido a golpes com uso de IA. (Foto: Jhefferson Gamarra)

Já no digital, a principal orientação é desconfiar de promoções muito vantajosas, conferir se o endereço eletrônico é verdadeiro, evitar links recebidos por mensagens e dar preferência a compras feitas diretamente nos sites oficiais. Em qualquer transação, o consumidor deve guardar registros e comprovantes.

O Procon-MS (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor) reforça que a pressa pode levar a erros e que o consumidor deve sempre confirmar a veracidade da loja antes de concluir uma compra. A orientação é pesquisar o histórico de preços, conferir CNPJ e canais de atendimento do estabelecimento, verificar condições de garantia e desconfiar de anúncios recebidos por links compartilhados em redes sociais e aplicativos. O órgão destaca que, no comércio físico, as políticas de troca devem ser claras e que compras online garantem direito de arrependimento em até sete dias após o recebimento.

Em caso de golpe, tanto a Polícia Civil quanto o Procon recomendam registrar boletim de ocorrência o mais rápido possível e acionar o banco ou a operadora de cartão para tentar bloquear a transação. A regra, para ambos, é simples: atenção é a melhor ferramenta para evitar prejuízos.

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