Obras de reforma do Horto Florestal devem começar só em março
Sob a administração do Sesc e do Senac, o espaço deve reabrir ao público no segundo semestre de 2026
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Parque Florestal Antônio de Albuquerque, conhecido como Horto Florestal, em Campo Grande, deve iniciar obras de reforma no final de março. O espaço, que está fechado desde março de 2025, tem previsão de reabertura no segundo semestre de 2026. O local foi cedido ao Sistema Comércio MS, por meio do Sesc e Senac, que serão responsáveis pela administração e manutenção pelos próximos 20 anos. O projeto, orçado em R$ 1 milhão, prevê a implantação de um espaço integrado voltado à convivência, cultura, esporte, educação e sustentabilidade.
Com projeto de revitalização em fase de finalização, o início da obra de reforma do Parque Florestal Antônio de Albuquerque, o Horto Florestal, está previsto para o fim do mês de março. A expectativa é de que o espaço seja reaberto ao público no segundo semestre de 2026, por enquanto, passa por pequenas intervenções, como extração de árvores e reparos.
- Leia Também
- Após meses fechado, Horto Florestal é cedido ao Sesc por 20 anos
- Horto Florestal de Campo Grande é alvo de investigação por abandono e risco
O local está cedido ao Sistema Comércio MS, por meio do Sesc (Serviço Social do Comércio) e do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), responsáveis pela administração, manutenção e conservação do parque pelos próximos 20 anos.
Segundo a assessoria de imprensa do Sesc MS, a concessão autoriza as instituições a realizarem a reforma interna e a gestão do Horto Florestal, com foco na qualificação da experiência do visitante e no uso responsável das áreas verdes.
A proposta prevê a implantação de um espaço integrado voltado à convivência, cultura, esporte, educação e sustentabilidade, com acesso democrático, linguagem acessível e programação destinada a diferentes públicos. O Sistema Comércio chegou a anunciar, recentemente, que a obra estaria orçada em R$ 1 milhão.
Histórico - A revitalização do parque ocorre após um período de indefinição e questionamentos sobre a situação do Horto Florestal. Em dezembro de 2025, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) instaurou procedimento para investigar o cuidado e a manutenção do parque.
A 26ª Promotoria de Justiça do Meio Ambiente apontou preocupações da comunidade com o abandono da área e destacou a ausência de um diagnóstico técnico claro que justificasse o fechamento prolongado do espaço, que está fechado desde março de 2025.
Em 23 de dezembro de 2025, a Prefeitura de Campo Grande formalizou a cessão do parque ao Sistema Comércio, conforme publicação em edição extra do Diogrande (Diário Oficial do Município).
O termo de autorização de uso nº 16/2025 envolve ainda a Semades (Secretaria Municipal de Meio Ambiente), a Planurb (Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano) e a Fundac (Fundação Municipal de Cultura).
Endereço - Localizado em um quadrilátero entre as ruas Rua Joel Dibo, 26 de Agosto, Ernesto Geisel e Fernando Corrêa da Costa, o Parque Florestal Antônio de Albuquerque possui 4,5 hectares e conta com playgrounds, biblioteca pública, espaço para lanchonetes e trilhas para caminhada.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.
Confira a galeria de imagens:












