A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 17 de Janeiro de 2018

12/01/2018 09:58

MS tem queda na oferta de serviços entre os meses de outubro e novembro

Ricardo Campos Jr.

O setor de serviços encolheu 0,30% em Mato Grosso do Sul entre outubro e novembro, segundo pesquisa divulgada nesta sexta-feira (12) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Comparando os penúltimos meses de 2016 e 2017, foi registrada retração de 9,80% nesse seguimento no estado.

Em setembro, conforme o órgão, a queda havia sido de 3,20%. Em todos esses casos, os índices são calculados com o chamado ajuste sazonal, que considera as particularidades como feriados e outros fatores que podem interferir nos resultados.

No acumulado dos últimos 12 meses, o estado teve redução de 10,10% na oferta de serviços à população, mantendo a média registrada nos levantamentos anteriores.

Em contrapartida, a receita obtida pelas empresas ou pessoas que prestam algum tipo de serviço não sofreu variação comparando novembro com outubro. Já no período imediatamente anterior, o IBGE havia contabilizado redução de 1,20% e entre setembro e outubro, a retração nas receitas foi de 2,30%.

Nacional – No Brasil, o setor cresceu 1,0% em relação a outubro na série com ajuste sazonal após recuos de 0,8% em outubro e de 0,1% em setembro. Na comparação com novembro de 2016, houve queda de 0,7%. Já a receita nominal em novembro subiu 1,2% em relação a outubro.

Por atividades, segundo o IBGE, o segmento de “Outros serviços” não teve variação positiva em relação a outubro (0,0%). Os Serviços prestados às famílias e os Serviços de informação e comunicação (ambos com 0,9%) tiveram o maior crescimento, seguidos por Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (0,6%) e Serviços profissionais, administrativos e complementares (0,2%).

Queda da inflação beneficiou mais a classe de renda baixa, diz Ipea
Embora a redução da inflação em 2017 tenha sido sentida por todas as camadas da população, os que mais se beneficiaram foram os integrantes da classe...
MS termina 2017 com metro quadrado da construção civil em R$ 1.060
O custo médio do metro quadrado na construção civil ficou mais barato entre novembro e dezembro em Mato Grosso do Sul. Levando em consideração todos ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions