ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Economia

Natal já está nas lojas e comércio espera elevar vendas em 30%

Priscilla Peres | 29/10/2014 10:25
Movimento ainda é fraco, mas clientes já começam a ver o que tem de novidade nas lojas. (Foto: Alcides Neto)
Movimento ainda é fraco, mas clientes já começam a ver o que tem de novidade nas lojas. (Foto: Alcides Neto)

As árvores de Natal, bolas, piscas-piscas, guirlandas e papais noeis já ganharam espaço nas prateleiras das lojas e em breve vão enfeitar as ruas de Campo Grande. Apesar do fraco desempenho das vendas do comércio durante o ano, os lojistas estão otimistas e esperam vender até 30% a mais nesse fim de ano.

Considerada a melhor data de vendas para o comércio, os preparativos para o Natal começam logo após o Dia das Crianças (12 de outubro) mas devido as eleições a procura de consumidores ainda está tímida. "No ano passado nessa época as vendas já estavam aquecidas, agora está mais devagar. Acredito que em novembro o movimento aumente", afirma o gerente da loja Giga, Antônio Roberto, 59.

Apesar da demora as expectativas são boas para Antônio, que espera aumentar em 20% as vendas de produtos natalinos neste ano. "Nós compramos uma quantia certa de decoração e dessa vez investimos mais que no ano passado", conta ele, que também investe em utilidades para a casa e brinquedos para chamar a atenção de pais e filhos.

Na loja Planeta Real, as prateleiras também já estão forradas de produtos de Natal e a intenção do gerente Pedro Magalhães é de vender de 20% a 30% mais que no mesmo período do ano passado. Para isso, investe em novidades, cores e enfeites. "Todo ano tem coisas novas e nós focamos nisso para atrair os clientes que sempre acaba comprando", diz.

Diferente das outras datas comemorativas, o Natal envolve praticamente toda a população que sempre acaba se rendendo a compra de novos enfeites. É o caso da assistente social Cleide Vascocelos, 57, que todos os anos complementa a decoração com novidades. "Já comecei olhar o que está a venda e quero comprar mais cedo esse ano para aproveitar e arrumar a casa e principalmente o trabalho que é onde passamos mais tempo da nossa vida".

A diarista Suzana Antonia, 55, diz que vai comprar pouca coisa, mas que nunca o Natal "passa em branco", pois sempre é preciso renovar algum enfeite. "Esse ano vou comprar uma árvore nova por que a minha já está antiga", afirma enquanto vê as novidades.

Expectativa - A CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) prevê as vendas para o fim do ano devem movimentar R$ 31,7 bilhões no comércio – 2,6% a mais do que no Natal de 2013 – a previsão anterior era de 3% de crescimento nas vendas. entanto, o crescimento real das vendas de vestuário deverá ser modesto (+1,0%).

Empresários estão otimistas e já fizeram seus estoques para o fim de ano. (Foto: Alcides Neto)
Empresários estão otimistas e já fizeram seus estoques para o fim de ano. (Foto: Alcides Neto)
Nos siga no Google Notícias