ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Nova ferrovia que interligará MS ao Paraná deve ser construída em cinco anos

Edivaldo Bitencourt e Bruno Chaves | 01/08/2013 14:28
Murilo e André abriram reunião sobre Ferroeste (Foto: Bruno Chaves)
Murilo e André abriram reunião sobre Ferroeste (Foto: Bruno Chaves)

O traçado definido para a construção do novo ramal ferroviário da Ferroeste em Mato Grosso do Sul deverá ser concluído em cinco anos e terá investimento de R$ 7,3 bilhões. A nova linha férrea faz parte das estratégias para baratear o escoamento da produção agrícola no Estado, que é tema de debate entre representantes do poder público e produtores rurais na Famasul (Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul).

O encontro foi aberto pelo governador André Puccinelli (PMDB), pelo prefeito de Dourados, Murilo Zauith (PSB), e pelo presidente da Ferroeste, João Vicente Bresolin Araújo. Os secretários estaduais de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, e de Obras, Edson Giroto, também participam da reunião, que acontece as portas fechadas.

Murilo frisou a importância da novas ferrovias para a região de Dourados, um dos principais polos do agronegócio em Mato Grosso do Sul. Ele disse que a Ferroeste apresentaria, na reunião de hoje, todos os estudos sobre a viabilidade econômica do projeto.

Ele destacou ainda que o novo traçado da Ferrovia Norte Sul, que deverá interligar Dourados a Estrela do Oeste (SP), também será fundamental para o desenvolvimento da região. As duas ferrovias, Norte Sul e Ferroeste, vão se interligar em Dourados, de acordo com o prefeito.

Segundo Araújo, o objetivo do encontro é alinhar as diretrizes gerais entre os governos do Paraná, Mato Grosso do Sul e a União para melhorar o escoamento da produção. A administração do Porto de Paranaguá pediu a realização da reunião com representantes de Mato Grosso do Sul, já que a maior parte da exportação feita pelo local sai de Mato Grosso do Sul. “Não faz sentido o porto trabalhar sem saber a origem do produto”, contou o dirigente.

Traçado – O traçado da Ferroeste vai interligar Maracaju (MS) a Lapa, no Paraná. A extensão será de 989 quilômetros e interligará 33 municípios paranaenses e sul-mato-grossenses. O investimento previsto é de R$ 7,3 bilhões, segundo a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre). A obra será construída no período de 60 meses.

Murilo explicou que dois grupos trabalham na elaboração dos projetos das ferrovias no Estado. O primeiro é para interligar MS a Panorama. O outro é interligar com Cascavel (PR).

Nos siga no Google Notícias