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Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

19/07/2012 11:54

Operadora proibida de vender em MS é a que tem menos queixas no Procon

Paula Vitorino
Procon alerta para consumidores ficarem atentos. (Foto: Minamar Júnior)Procon alerta para consumidores ficarem atentos. (Foto: Minamar Júnior)

Apesar da determinação da Anatel em proibir a Oi de vender novas linhas pré ou pós-paga em Mato Grosso do Sul, a operadora de telefonia é a última entre as quatro maiores operadores com números de reclamações no Procon/MS.

De acordo com o levantamento do primeiro semestre deste ano, a Oi tem 26 reclamações. A operadora com mais reclamações é a Claro, com 323, seguida da Tim, com 83 e da Vivo, com 73.

Claro e Tim também foram punidas pela Anatel com a proibição de vender novas linhas nos estados em que apresentam a pior qualidade de serviço. Em MS, a única punida foi a Oi, que também não pode vender no Amazonas, Amapá, Roraima e Rio Grande do Sul. A medida passa a vigorar a partir de segunda-feira (23).

Mas o superintendente do Procon, Alexandre Monteiro Rezende , ressalta que as reclamações registradas no órgão são de todos os tipos, já a Anatel considerou falhas especificas para a determinação.

A avaliação da Anatel considerou em primeiro lugar a qualidade de rede das operadoras por Estado, como a interrupção de chamadas e a qualidade da rede de abertura, e depois número de reclamações em geral. Desde o ano passado a Agência registrava aumento de reclamações registradas,

No ranking total de reclamações da Anatel, a Oi aparece em primeiro lugar nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, mas em março cai para o 5º lugar. No entanto, o dado é nacional e não foi divulgado ranking por Estado.

Fiscalização - Os dados registrados pelo Procon são enviados mensalmente para a Anatel e servem também como parâmetro para a análise da Agência, junto as reclamações registradas diretamente. A partir da próxima semana, o Procon deverá enviar os dados semanalmente.

O superintendente ainda afirma que vão iniciar fiscalizações simuladas, com fiscais tentando comprar chips nas lojas da Oi. Caso a venda seja efetuada, a operada será autuada em flagrante.

Os consumidores também pode ajudar na fiscalização e denunciar a infração para o Procon ou diretamente na Anatel.

De acordo com a medida da Anatel, as três operadoras punidas com a proibição de venda no país deverão apresentar Plano Nacional de Ação de Melhoria da Prestação do Serviço Móvel Pessoal (SMP), detalhado por Estado, no prazo de até 30 dias, contendo medidas capazes de garantir a qualidade do serviço e das redes de telecomunicações, em especial quanto ao completamento e à interrupção de chamadas e ao atendimento aos usuários.

Novas vendas só serão permitidas após análise e aprovação da Anatel sobre o Plano apresentado.

Caso alguma prestadora descumpra a determinação, estará sujeita ao pagamento de R$ 200 mil por dia e por cada Estado em que se constatar o descumprimento.

A operadora Vivo, apesar de ter sido proibida de comercializar em nenhum Estado, também deverá apresentar o Plano Nacional de Ação de Melhoria.

Oi - A Oi divulgou nota esclarecendo que a medida não afeta a venda de recargas de créditos e que o serviço de telefonia móvel continuará sendo prestado normalmente para toda sua base de clientes pré e pós-pago.

Sobre a decisão, a operadora informou que “está comprometida com o desenvolvimento do setor de telecomunicações e com o crescimento do Brasil”. Segundo dados da operadora, em todo o Brasil o investimento foi de R$ 6 bilhões neste ano.

O montante é superior em mais de R$ 1 bilhão ao valor investido em 2011 (R$ 4.959 bilhões) e quase o dobro dos investimentos realizados em 2010 (R$ 3,09 bilhões). O plano estratégico de quatro anos da Oi prevê investimentos totais de R$ 24 bilhões, no período de 2012 a 2015.

No Mato Grosso do Sul, o crescimento dos investimentos deve ser maior que 20% em relação a 2011.

A operadora afirma que a “Oi manterá o diálogo de forma contributiva com a Agência, já que a companhia entende, pelas informações recebidas até o momento, que o parâmetro que fundamenta a análise da Agência não reflete os investimentos maciços realizados em melhorias de rede. O entendimento da Oi é que a análise está defasada em relação à evolução recente percebida na prestação dos serviços. Os dados não consideram o esforço e a concentração de investimentos realizados nos últimos 12 meses”.

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Eu sempre tive problemas com a oi , em relaçao ao sinal da internet e de ontem para hoje esta pior .A velox da oi esta ficando cada vez pior .
 
caroline faria em 24/07/2012 05:43:08
Bom já usei Oi, mais não compensou por não ter muita gente conhecida agora a Claro sim deveria receber uma punção desse tipo tanto pelo serviço, quanto pela atendimento que é péssimo, uso a TIM a 8 anos e não tenho do que reclamar.
 
Oswaldo Benites Junior em 23/07/2012 06:11:50
FERRARI TAMBEM É O MELHOR CARRO DO MUNDO. ALGUEM AQUI EM MS JA VIU ALGUMA FERRARI EM OFICINA, BORRACHARIA, LAVADOR DE AUTOMOVEIS, POLIMENTO, AUTO ELETRICA, ETC. ? CLARO QUE NAO. QUANTAS FERRARIS TEM EM MS?KKKKKKKKKKKKKKKK
 
vanderlei de jesus em 20/07/2012 10:34:26
OTIMO!!!!!!!!!!! SE QUISERMOS CHEGAR A 10% DOS SERVIÇOS PRESTADOS NOS PAISES SUPER DESELVOLVIDOS,OU SEJA DE PRIMEIRO MUNDO O CAMINHO ESTA CORRETO....QUE SEJA O PRIMEIRO PASSO.
 
solange obara em 20/07/2012 08:56:18
Ja tive OI varias vezes, e perdi a linha, pois eles cancela por ficar 32 sem colocar credito, tive Claro e só fuciona dentro do estado, meu esp. tem vivo desde que implantou com aquele tel, enorme, parecia um radiocom. e consigo falar com varios estados mesmo que ele não tenha credito, já as demais gastam cred. dos dois quando tinha que falar com meus esposo, e ai da desvantagem das demais oper.
 
marli P. Silva em 20/07/2012 07:57:41
CARA... CONCORDO PLENAMENTE COM ESTA PUNIÇÃO, PORÉM TEM QUE SE VERIFICAR O SEGUINTE: EXISTEM MUITAS REGIÕES REMOTAS NO ESTADO COM MUITOS PONTOS CEGOS. SEMPRE VIAJO PARA A REGIÃO DE DEODÁPOLIS E ANGÉLICA. NO TRAJETO ENTRE CAMPO GRANDE E NOVA ALVORADA DO SUL, O SINAL DAS OPERADORAS FUNCIONA PERFEITAMENTE, PORÉM QUANDO SIGO PELA BR-267, FICA COMPLETAMENTE SEM SINAL.
 
gilson de oliveira cano em 19/07/2012 06:39:44
A Oi tem menos reclamações porque tem menos clientes. Será que proporcionalmente aos clientes ela é inocente?
No meu ponto de vista a pior das piores é a claro. Desorganizada, não apresenta contrato e cobra o que quer, pelo menos eu tenho esse desprazer com essa operadora.
Parabéns ao Procon e Anatel. Tem que exigir qualidade e serviço sim, pois o preço é muito caro.
 
João Luiz em 19/07/2012 05:16:37
É.. pode ter poucas reclamações, mas os serviços de internet são pífios.. e não no sentido de ordinários, são grosseiros.. Hoje pago 5Mb, não recebo sequer 1 no meu apartamento, isso que fica na 7 de setembro do lado do Habibbs.. eles alegam que não conseguem entregar mais do que isso pois a rede não suporta.
 
Uriá Soares em 19/07/2012 04:27:51
A ANATEL tá certa...mas a VIVO E CLARO tbem teriam que entrar nessa lista...enquanto não resolverem o problema das linhas já vendidas não poderiam comercializar...
 
Dilma Casanova em 19/07/2012 04:24:26
Ja estava mais que na hora de proibir as vendas. Essas operadores enche o consumidor de bonus, promocoes, descontos, mas no final das contas dá um péssimo de atendimento e qualidade nos servicos.
Isso deveria acontecer com os bancos também!
 
Marcelo Mansilha em 19/07/2012 02:21:21
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