ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Otimistas, indústrias de MS preveem crescimento para os próximos 6 meses

Bruno Chaves | 30/06/2014 09:31
No que diz respeito ao desempenho da própria empresa, apenas 65% dos empresários disseram estar pessimistas (Foto: Divulgação/Assessoria)
No que diz respeito ao desempenho da própria empresa, apenas 65% dos empresários disseram estar pessimistas (Foto: Divulgação/Assessoria)

Empresários da indústria de Mato Grosso do Sul estão confiantes no crescimento do setor nos próximos seis meses, revelou a pesquisa Sondagem Industrial, realizada no mês de maio pelo Radar Industrial da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul). O estudo apontou destaques para as exportações de produtos industrializados, com 56,8 pontos, e para as demandas por seus produtos, com 56,5 pontos.

O indicador que apareceu na terceira posição, com 54,7 pontos, foi de aquisição de matérias-primas. As contratações de empregados apareceram na sequência, com 50,2 pontos. Conforme a Fiems, os resultados a partir dos 50 pontos indicam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses.

Para o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da federação, Ezequiel Resende, apenas as contratações devem ficar relativamente estáveis para o período, ocorrendo em ritmo menos intenso que o esperado para as demais variáveis pesquisadas.

“Depois de seis meses, a produção industrial volta a crescer no Estado. Desde novembro de 2013, a produção industrial sul-mato-grossense não apresentava crescimento no comparativo com o mês imediatamente anterior. O período foi interrompido em maio deste ano, repetindo o mesmo padrão observado em 2013”, detalhou.

Entretanto, Ezequiel lembrou que o crescimento indicado não foi suficiente para elevar o nível de utilização da capacidade instalada, que seguiu abaixo do usual para o período.

Índice de Confiança – Outro levantamento, o Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul alcançou 53,4 pontos. Ezequiel destacou que esse resultado foi influenciado pela redução do pessimismo apresentado pelos industriais sul-mato-grossenses quanto às atuais condições da economia nacional.

“Contudo a avaliação continua ruim, marcando 40,2 pontos, ou seja, permanecendo bem abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Por fim, o desempenho projetado para a empresa nos próximos seis meses foi a variável com melhor avaliação, obtendo o resultado de 60,7 pontos”, informou.

Dos entrevistados no mês de junho, 50% responderam que as condições atuais da economia brasileira pioraram. Em relação a economia estadual, 39,1% dos participantes optaram pela piora. Por fim, com relação à própria empresa, as condições atuais estão piores para 24,5% dos respondentes.

Já 41,3%, 52,2% e 51,1% dos entrevistados disseram que não teve alteração nas atuais condições da economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Em relação aos próximo semestre, 34,1% dos entrevistados se mostraram pessimistas quanto a economia brasileira. Sobre a economia estadual, a marca dos que disseram estar pessimistas atingiu 28,3%.

No que diz respeito ao desempenho da própria empresa, apenas 65% disseram estar pessimistas, sendo que 46,8%, 47,8% e 47,8% disseram que, no mesmo período, não deve haver alterações em relação à economia brasileira, estadual e no desempenho da própria empresa, respectivamente.

Nos siga no Google Notícias