ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Padrão de entrada de energia terá novo modelo a partir de janeiro de 2016

Caroline Maldonado | 21/12/2015 17:34
Nova caixa para medidores individuais de baixa tensão, geralmente utilizada em residências (Foto: Divulgação/Energisa)
Nova caixa para medidores individuais de baixa tensão, geralmente utilizada em residências (Foto: Divulgação/Energisa)

Apartir de 1º de janeiro de 2016 não será mais permitido o uso de caixas metálicas em padrão de entrada para baixa e média tensão de energia. Quem vai construir, reformar ou solicitar nova ligação terá que comprar o material de fornecedores homologados pela Energisa.

Medidores individuais em baixa tensão, como o da maioria das casas, terão que ter caixas de material em policarbonato com tampa reta de material translúcido e compartimento destinado à instalação do disjuntor e com acesso unicamente pela frente, ou seja, voltado para rua.

Segundo a Energisa, o uso de caixas metálicas foi prorrogado até 31 de dezembro de 2015 para que o comércio tivesse tempo de adquirir as caixas de material não metálico. Após essa data, não será mais permitido o uso de caixas metálicas.

Conforme a nova regra, para as medições indiretas em baixa tensão, serão aceitos apenas quadros ou armários de material metálico, com configuração em monobloco para alocação do disjuntor, transformadores de corrente e medidor, sendo que cada compartimento deve possuir tampa exclusiva.

Para as medições indiretas em média tensão, as caixas deverão ser de material metálico, prevendo a instalação do medidor e do sistema de telemedição.

As normas estão disponíveis no site www.energisa.com.br, no campo Normas Técnicas. Quem tiver dúvidas pode entrar em contato com a empresa pelo 0800 722 7272.

Nos siga no Google Notícias