ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Para empresários, concorrência e altos impostos atrasam comércio das Moreninhas

Renata Volpe Haddad | 13/07/2017 13:32
Falta de segurança no bairro Moreninhas é um dos principais problemas apontados por empresários da região. (Foto: Campo Grande News/ Arquivo)
Falta de segurança no bairro Moreninhas é um dos principais problemas apontados por empresários da região. (Foto: Campo Grande News/ Arquivo)
Inadimplência dos consumidores também trava desenvolvimento do comércio no bairro. (Foto: Campo Grande News/ Arquivo)
Inadimplência dos consumidores também trava desenvolvimento do comércio no bairro. (Foto: Campo Grande News/ Arquivo)

Altos impostos, aumento da concorrência e falta de segurança pública, são alguns dos principais problemas apontados por empresários do bairro Moreninhas, para o atraso no desenvolvimento do comércio na região, em um dos bairros mais populosos de Campo Grande.

Um levantamento realizado pelo Escola de Varejo da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), mostra que com os altos impostos, a concorrência que pratica preços baixos, além da inadimplência da população, são itens que prejudicam o desenvolvimento no comércio, segundo os próprios empresários.

No bairro, das 18 empresas que participaram do levantamento, 57% são MEIs (Micro Empreendedores Individuais); 29% microempresas; e 7% são pequenas empresas. Apenas 7% das empresas são informais.

Sobre a pesquisa, cerca de 50% dos comerciantes entrevistados, disseram que a falta de segurança pública também é um problema na região. Segundo o coordenador da Escola de Varejo, Moacir Pereira Júnior, representantes da ACICG entrarão em contato com autoridades de segurança. "A exemplo do que realizamos nos bairros Itamaracá e Universitário, que também apontaram dificuldades com a segurança, colocaremos os representantes das Moreninhas em contato com autoridades da segurança na cidade, para que os empresários tenham orientações adequadas e saibam a quem recorrer”, explica.

Outro problema apresentado pelos comerciantes é sobre a dificuldade de conseguir crédito para investimentos, sendo que isso impede o comércio de avançar, conforme 38% dos empresários.

“Nesse ponto, o Sicoob, parceiro da ACICG irá orientar os comerciantes sobre os caminhos para a conquista do crédito. Temos um posto de atendimento da cooperativa dentro da Associação Comercial, funcionando em horário diferenciado para atender esse público”, afirma Pereira Júnior.

Capacitação - Apesar dos problemas apontados, os empresários das Moreninhas estão atentos ao mercado e sinalizaram que para melhorar a prática comercial na região precisam de capacitações como marketing para a empresa, qualidade no atendimento, planejamento estratégico, negociação e vendas e gestão visual da loja.

“Já iniciamos alguns cursos e orientações aos empresários do bairro, cumprindo assim a proposta do ACICG Itinerante, que é levar os serviços disponíveis na sede da Associação Comercial aos pontos mais distantes, oportunizando o aprendizado à empresários de toda cidade ”, finaliza o gestor.

Nos siga no Google Notícias