ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Para parcelar sem juro no cartão, bancos querem taxa extra de lojista

Francisco Júnior | 26/09/2012 11:15

Os bancos estudam cobrar uma taxa extra do estabelecimento comercial que vender produtos parcelados sem juros. Pagará mais quem parcelar por um prazo maior. A medida está sendo discutida por Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Santander com o governo federal.

A alternativa passou a ser discutida há dois meses, quando os bancos viram que não teriam como resistir às pressões contra os juros "escorchantes", nas palavras de Guido Mantega (Fazenda).

Hoje, o lojista oferece o financiamento ao cliente, recebe o valor da compra a prazo, mas quem arca com o risco da inadimplência é o banco, emissor do cartão. Para os bancos, quanto maior o número de parcelas maior é o risco de calote.

A proposta de acabar com as compras parceladas sem juros não evoluiu porque, se fosse extinta, o comércio resgataria o cheque pré-datado. A ideia é iniciar a cobrança, gradativamente, a partir do ano que vem para não comprometer o Natal.

Ainda não há definição sobre como calcular esse risco que será dividido com os lojistas. (Com informações da Folha Online)

Nos siga no Google Notícias