ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Para Riedel, além de melhorar exportação, Rota Bioceânica é aposta para turismo

Principal ponte da Rota Bioceânica foi lançada na manhã desta segunda-feira (13), em Carmelo Peralta, Paraguai

Aletheya Alves | 14/12/2021 14:05
Secretários Jaime Verruck (Semagro) e Eduardo Riedel (Seinfra). (Foto: Saul Schramm)
Secretários Jaime Verruck (Semagro) e Eduardo Riedel (Seinfra). (Foto: Saul Schramm)

Simbolizando a implantação da Rota Bioceânica, que irá reduzir o caminho entre Mato Grosso do Sul e os países da América do Sul com o Oceano Pacífico, o lançamento em Carmelo Peralta, no Paraguai, da principal ponte foi visto pelos secretários do governo de Mato Grosso do Sul como aposta para turismo e negócios.

O evento foi realizado na manhã desta segunda-feira (13) e, acompanhando o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), estavam os secretários Eduardo Riedel (Infraestrutura), Eduardo Rocha (Governo e Gestão Estratégica), Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e Antônio Carlos Videira (Justiça e Segurança Pública).

Para Riedel, a Rota Bioceânica será uma integração comercial, envolvendo negócios e aumento do turismo. “Vai favorecer em todos os setores, do nosso lado estamos fazendo nossa parte, que é ligar as nossas rodovias com a rota. Agora é acompanhar de perto a execução destas obras, pois são novas oportunidades que vão ficar na história do Estado e Brasil”, disse sobre as obras.

No evento, governador Reinaldo Azambuja também destacou a importância da obra para o Estado. "A viagem dos produtos terá redução de 17 dias do que é hoje, ou seja, 17 dias a menos de navio. Esta é uma obra sonhada por muitos. Vai dar mais competitividade e integrar o turismo dos quatro países", afirmou.

Sobre o turismo, Eduardo Rocha pontuou que a redução do caminho será um ponto fundamental para o uso pela população. “Vai ser uma rota comercial e turística, não tenho dúvida que os brasileiros vão seguir a rota de carro ou motocicleta, junto com suas famílias. Além disto, vamos levar nossos produtos com menos tempo para o mercado asiático, assim como importar com valor mais barato”.

Secretário da Semagro, Jaime Verruck explicou que a ponte irá permitir uma integração, que deverá ser aproveitada pela população. “Um dos pontos que a gente sempre cuidou é garantir o desenvolvimento de toda esta região. Este é o trabalho que está sendo desenvolvido, que Porto Murtinho e as cidades paraguaias se apropriem também deste desenvolvimento”.

A ponte sobre o Rio Paraguai terá 1.294 metros de extensão total, contando com duas pistas para veículos de passeio e caminhões, além de duas passagens laterais para o trânsito de pedestres e ciclistas. A cidade do país vizinho fica a 20 minutos de barco de Porto Murtinho (MS).

Serão investidos US$ 82 milhões para que a obra dure dois anos e meio, sendo que o investimento será pago com recursos da Itaipu Binacional.

Nos siga no Google Notícias