ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Crédito fácil ajuda, mas pode virar armadilha para consumidores

Marcio Rodrigues Breda | 14/12/2010 12:31

Comércio aquecido

Comércio é aquecido pelo crédito, que pode passar de aliado a inimigo. Foto: João Garrigó
Comércio é aquecido pelo crédito, que pode passar de aliado a inimigo. Foto: João Garrigó

Em tempos de crédito fácil e economia aquecida, o que vale para a maioria dos consumidores é o presente de Natal garantido. Porém, o que pode ser uma alternativa interessante no presente pode se transformar em um “abacaxi” no futuro.

“O grande problema do crédito é que ele antecipa uma compra e compromete uma receita futura que, por mais segura que seja, é impossível saber se será permanente. Por isso nós, economistas, temos ressalvas com relação a financiamentos”, explica o economista Eugênio Pavão.

O ideal seria fugir de prazos a perder de vista. “É temeroso se consumir no presente com um dinheiro que é esperado somente no futuro”. Pavão, porém, concorda que os financiamentos são a única saída para a maioria das pessoas adquirem bens prioritários, como casas e carros.

“O importante é estabelecer um controle rígido sobre a renda para saber quanto é possível comprometer. O crédito é um aliado importante nessas horas, mas deve ser estudado e usado para o que é mais importante”, explica o economista, sem garantir uma fórmula. “Cada pessoa deve saber qual a prioridade e o limite. Não há regras, apenas bom senso”.

Pavão aposta que a economia aquecida – que elevou os índices de inflação este ano – será contida pelo governo. “Com certeza será colocada em prática uma política fiscal de contenção de gastos ano que vem. A única receita que o governo tem é elevar as taxas de juros. Com isso, financiamentos com taxas variáveis, como as linhas de crédito bancário, poderão sofrer aumento nas parcelas”, analisa.

Lados da mesma moeda - O aumento nas vendas a prazo no Natal é uma realidade vivida por Ana Paula Alves, comerciária que atua no Centro de Campo Grande com cadastro de pessoas interessadas justamente em adquirir cartões de crédito. A facilidade para se obtê-los é grande e Ana admite que não vê dificuldades em cumprir sua meta diária. “Trabalho no comércio há 3 anos e realmente percebo que a maioria das pessoas prefere comprar com prazo ou usando o cartão de crédito, mesmo tendo o 13º na mão”, explica.

Porém, Ana Paula terá de viver uma realidade diferente neste Natal. Duas parcelas do seu celular estão em atraso e seu nome foi negativado. “Este ano terei de comprar presentes à vista. Sempre usei cartão, mas agora terei de mudar”, admite a comerciária.

Elizângela Martins prefere pagar as dívidas com o 13º salário para garantir nome limpo e crédito na praça para adquirir presentes de Natal. Este ano não será diferente. “É um ciclo. Pago dívidas para fazer novas. Só assim a gente consegue ter as coisas”, garante.

Apesar das compras à vista terem perdido apelo com a abertura de financiamentos a longos prazos e parcelamentos sem juros, o economista Eugênio Pavão argumenta que ainda é a melhor maneira de consumir.

“O crédito é um estimulo ao consumo, mas é fácil perder o controle. O problema é gastar agora e não ter no futuro como arcar. Por confiança demais, um momento de alegria pode se transformar em angústia. Por isso é importante o controle por parte do consumidor”.

Difícil, porém, será a situação de Dionísio Alves, guardador de motos no Centro da cidade. “Tenho 46 anos e não sei o que é ganhar presente de Natal. Lá em casa a gente trabalha para ter uma comida melhor e só”. O guardador, apesar da humildade, espera um Natal feliz e sem dívidas. “Só compro com o que posso gastar”.

Nos siga no Google Notícias