Pesquisa mostra que 45% dos empreendedores estão endividados
Apesar da inadimplência, 66% dos empresários estão confiantes na gestão financeira, diz estudo da FDC
Uma pesquisa conduzida pela FDC (Fundação Dom Cabral), em parceria com o Fundo de Impacto Estímulo, revelou que 45% dos empreendedores brasileiros enfrentam endividamento. O estudo, intitulado “Matriz da Maturidade Empreendedora: desafios e oportunidades”, foi realizado entre julho e setembro de 2024 e ouviu 310 empresários em todo o Brasil.
Apesar do alto índice de inadimplência, 66% dos entrevistados declararam estar confiantes na gestão financeira de seus negócios. A cientista e professora da FDC, Elisângela Furtado, responsável pelo levantamento, destacou ao jornal Estado de S. Paulo que esse grau de confiança, mesmo diante de dívidas, evidencia uma lacuna na formação empresarial.
- Leia Também
- Nova lei prevê campanha para incentivar comércio perto da antiga rodoviária
- Governo firma parceria com Sebrae e Embrapa para atender comunidades indígenas
“Uma das fontes do endividamento é o crédito. Ele é fundamental para que as organizações tenham recursos para investir no próprio crescimento. O dilema passa a ser como essa dívida é gerida”, explica Elisângela em vídeo encaminhado ao jornal Estado de S. Paulo.
Outro dado preocupante é que 57% dos empresários não realizam análises de mercado, confiando apenas na percepção própria para administrar os negócios e planejar novos produtos e serviços.
Segundo Elisângela, essa prática pode aumentar os riscos de investimento e comprometer o crescimento das empresas. “Para esses empreendedores, o tino, ou seja, a leitura do próprio empresário, é considerada suficiente para planejar e desenvolver os produtos e serviços”, pontua.
Além disso, o levantamento aponta que 57,54% dos empreendedores têm conhecimento insuficiente em marketing, o que agrava os desafios de se posicionar no mercado e alcançar o público-alvo.
A pesquisa também traz um panorama do perfil dos entrevistados: 53,87% gerenciam suas empresas sozinhos; 35,48% acompanham de forma próxima às atividades dos funcionários; 94% são formalizados; 29% têm renda mensal entre R$ 5.648 e R$ 30 mil.
Em relação aos setores de atuação, 32,58% pertencem ao comércio varejista, 10,65% à alimentação e 5,16% ao marketing e publicidade.
Como lidar com as dívidas? - A professora Elisângela Furtado ressalta que o endividamento empresarial é frequentemente ligado ao uso inadequado de crédito. Embora essencial para o crescimento de um negócio, o crédito mal administrado pode se transformar em uma armadilha financeira.
Para superar a inadimplência, ela recomenda que os empreendedores invistam na profissionalização da gestão financeira, busquem crédito de qualidade e façam uma análise estratégica do mercado.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.