ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Petrobras tira fábrica de Três Lagoas da lista de prioridades e obra empaca

Priscilla Peres | 24/04/2015 16:04
Construção foi paralisada com  82% das obras concluídas. (Foto: Perfil News/Arquivo)
Construção foi paralisada com 82% das obras concluídas. (Foto: Perfil News/Arquivo)

A Petrobras não tem previsão para concluir as obra da UFN 3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados) em Três Lagoas - distante 338 da Capital. Nesta semana a estatal incluiu o empreendimento, parado desde novembro, na lista de projetos postergados "por extenso período".

Conforme matéria publicada pelo Estadão, as notas explicativas divulgadas pela Petrobras ontem, revelam que a UFN 3 foi excluída do teste de impairment realizado para determinar o valor recuperável dos ativos no fim de 2014. Também entraram nesta lista, a refinaria Abreu e Lima e o Comperj (Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro).

As informações sobre o projeto postergado são limitadas no relatório e a decisão é explicada pelo histórico do projeto. Isso porque, em novembro a estatal rescindiu contrato com o consórcio contratado para realizar as obras, por descumprimento de contrato. Milhares de funcionários recorreram judicialmente, para conseguir seus direitos rescisórios.

Outras dezenas de empresas fornecedoras das obras, aguardam o pagamento de seus contratos até hoje, dívida estimada em R$ 30 milhões. O consórcio contratado era formado pela empresa chinesa Sinopec e a Galvão Engenharia, investigada na Operação Lava Jato.

No documento divulgado, ainda conforme reportagem do Estadão, a estatal não cita as perdas com o projeto que teve o cronograma prorrogado. A obra está com 82% concluída e avaliada em R$ 3 bilhões.

Governador - Otimista o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que "tem certeza" de que a estatal vai retomar o projeto. "Os adubos nitrogenados tem muita demanda em MS e no Centro-Oeste. Não tenho dúvida de que irão retomar as obras", comentou durante lançamento da safra de cana-de-açúcar, em Angélica.

Ele ainda explica que já participou de duas reuniões com a diretoria da estatal, que está buscando empresas para terminar a obra, e acredita que eles irão conseguir devido a visibilidade do empreendimento. "A Pretrobras está passando por um momento de turbulência, mas retomado o ritmo dos investimentos, eles vão votar a tocar a obra".

Nos siga no Google Notícias