A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

01/12/2010 14:51

Pobres gastam mais com aluguel que ricos, diz pesquisa

Redação

O gasto com aluguel é relativamente mais alto entre as famílias mais pobres do que entre os mais ricos no Brasil.

Segundo estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgado hoje (1), o aluguel compromete de 15% a 20% da renda familiar de um quarto da população mais pobre, enquanto 10% dos mais ricos gastam apenas de 5% a 7% de sua renda.

Como, em geral, o valor do domicílio é relacionado com a renda familiar (isto é, mais pobres moram em casas mais baratas), a constatação do aluguel relativamente mais caro é preocupante, segundo o Ipea, porque mostra que os locadores podem estar tendo uma rentabilidade maior nos contratos de aluguel dos mais pobres.

De acordo com o Ipea, essa "imperfeição" no mercado imobiliário incentiva a informalidade urbana e a construção ilegal.

O estudo do Ipea foi feito com base em dados da Pesquisa de Orçamento Familiar (POF) relativos a 2008 e 2009. Considerando toda a população, foi constatado um aumento no percentual de pessoas que pagam aluguel. No período de 2008/2009, 17% das pessoas pagavam aluguel, enquanto que, em 2002/2003, eram 13%.

A pesquisa também mostra distorção no que se refere à compra de imóveis. Entre os 75% mais pobres, apenas 2% da população estavam adquirindo imóveis no período de 2008/2009. Já entre os 5% dos mais ricos, 17% estavam comprando imóveis.

O estudo também analisou o gasto com transporte urbano. O percentual de pessoas que usam ônibus urbanos nas regiões metropolitanas aumentou de 60% em 2002/2003 para 69% em 2008/2009, entre 25% da população mais pobre. Enquanto isso, entre os 10% dos mais ricos, a proporção caiu de 45% para 40% nesse período.

Segundo o Ipea, os dados são resultado do aumento da renda entre a população mais pobre e a redução do uso de transporte público pela população mais rica.

Os limites do “desculpe, seu score está baixo”
Imagine a seguinte situação. Você está navegando em uma grande loja de comércio eletrônico e escolhe um novo celular para compra. Na hora do pagament...
Confaz aprova incentivos fiscais concedidos pelo Governo de MS
O Confaz (Conselho Nacional de Política Fazendária) aprovou a convalidação de todos os incentivos fiscais concedidos pelo Governo do Estado em Mato G...
Consumidor terá 30 dias para contratar serviço de esgoto antes de ser multado
Será apresentado às 9h de segunda-feira (18) um termo de parceria entre o Procon-MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor de Mato ...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions