ACOMPANHE-NOS    
MAIO, SEXTA  27    CAMPO GRANDE 28º

Economia

Por queda no consumo, 267,4 mil contas de energia receberam desconto neste mês

Bônus oferece R$ 0,50 por quilowatt-hora do total economizado entre setembro e dezembro

Por Aletheya Alves | 17/01/2022 17:22
Descontos foram aplicados em contas de energia elétrica nas faturas deste mês. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)
Descontos foram aplicados em contas de energia elétrica nas faturas deste mês. (Foto: Arquivo/Marcos Maluf)

Programa criado pelo Governo Federal para incentivar a redução no consumo de energia elétrica entre setembro e dezembro de 2021 beneficiou 267.496 consumidores em Mato Grosso do Sul neste mês. Com o bônus, um desconto de R$ 0,50 por cada quilowatt-hora economizado no período referencial foi aplicado nas contas.

Para ter direito ao bônus, os consumidores precisaram reduzir o consumo de energia elétrica durante os meses de setembro até dezembro de 2021, fazendo com que a soma dos consumos neste período fosse ao menos 10% menor do que a soma do mesmo período de 2020. O desconto foi aplicado em relação à quantidade economizada nos meses e é limitado a 20%.

Conforme informações do Concen-MS (Conselho de Consumidores da Área de Concessão da Energia de Mato Grosso do Sul), uma a cada quatro unidades consumidoras conseguiu atingir a meta. Os mais de 68,1 milhões de kWh economizados seriam suficientes para atender mais de 339 mil clientes residenciais, supondo que gastem em média 201 kWh.

O programa foi criado devido ao período de estiagem enfrentado nacionalmente. Com a redução do consumo, o baixo nível dos reservatórios poderia ser compensado, sem provocar maiores danos à população.

Nos siga no Google Notícias