ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Prazo para produtores cadastrarem área de soja encerra dia 10 em MS

Cadastro tem que ser feito pela internet

Renata Volpe Haddad | 03/01/2017 07:06
Prazo para cadastro de área de soja encerra dia 10 de janeiro. (Foto: Famasul)
Prazo para cadastro de área de soja encerra dia 10 de janeiro. (Foto: Famasul)

Encerra no dia 10 de janeiro, o prazo para produtores de soja de Mato Grosso do Sul, cadastrarem a área do grão da safra 2016/2017. Segundo a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), quem não realizar o cadastro, pode pagar multa.

O cadastro é pré-requisito para a implementação das medidas de Defesa Sanitária Vegetal no Estado. A obrigatoriedade é prevista na lei nº 3.333, e regulamentada pelo DECRETO Nº 12.657, que prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática.

Segundo o engenheiro agrônomo e Fiscal agropecuário da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Filipe Portocarrero Petelinkar, apenas 68,25% da área estimada pela Aprosoja/MS (Associação dos Produtores de Soja), que é de 2.521.000,00 hectares, foi registrada até o momento.

O cadastro é realizado exclusivamente pela internet. O procedimento é anual e deve ser realizado todos os anos após o encerramento do período do vazio sanitário – 01/09 até o dia 10/01. Para realizar o cadastro, clique aqui.

Atualmente o Estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de produção de soja em grão e o 6º lugar em exportação, com participação de 7,6% na produção brasileira de soja em 2016.

Segundo o fiscal, a falta de conhecimento sobre a importância deste trabalho tem feito alguns produtores deixarem de repassar suas informações. “A medida é protetiva. Precisamos saber quais propriedades estão plantando soja para monitorar e evitar grandes problemas com a sanidade vegetal”, informa lembrando a importância dos dados para o serviço defesa sanitária vegetal.

Nos siga no Google Notícias