ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Prefeitura vai reenviar carnês do IPTU para todos os contribuintes da Capital

Com a revogação da taxa do lixo, prefeitura vai imprimir novos boletos para pagamento do imposto predial e territorial e os distribuir até 10 de fevereiro

Humberto Marques e Anahi Gurgel | 10/01/2018 19:31
Adriane Lopes se reuniu com vereadores para discutirem detalhes sobre revogação da taxa do lixo. (Foto: Paulo Francis)
Adriane Lopes se reuniu com vereadores para discutirem detalhes sobre revogação da taxa do lixo. (Foto: Paulo Francis)

Com a revogação da lei que instituiu a taxa do lixo em Campo Grande, a prefeitura vai emitir novamente todos os carnês do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para os contribuintes. O processo deve ser concluído até 10 de fevereiro, garantindo àqueles que ainda não pagaram o tributo efetuar a quitação, total ou parcial, sem a tarifa criada em novembro por lei da Câmara. Já a forma de ressarcimento aos proprietários que já pagaram a taxa ainda será definido.

A informação foi prestada após reunião nesta quarta-feira (10) na Câmara com a prefeita em exercício, Adriane Lopes (PEN), secretários municipais e vereadores –que interromperam o recesso para discutir o imbróglio causado com as revisões sobre o pagamento da taxa do lixo.

Conforme informado à imprensa após o encontro, a Câmara vai aguardar a chegada de mensagem do Executivo e os demais trâmites legais para aprovar em caráter de urgência, em sessão extraordinária, a revogação da taxa do lixo –que havia sido criada por lei e, por isso, depende de aval do Legislativo para ser efetivamente suspensa.

Somente depois de aprovada a revogação é que deve ser definido como será feito o ressarcimento aos consumidores –se em dinheiro ou crédito futuro no próprio IPTU.

Os novos carnês do IPTU vão oferecer desconto de 20% no valor final para pagamento à vista se pagos até 23 de fevereiro. Não foi informado se a antiga taxa de limpeza pública, substituída pela taxa do lixo, será incluída nos novos carnês.

Rocha reiterou que "problema técnico" levou aos erros na definição da taxa do lixo. (Foto: Paulo Francis)
Rocha reiterou que "problema técnico" levou aos erros na definição da taxa do lixo. (Foto: Paulo Francis)

Erro técnico – Adriane Lopes afirmou aos jornalistas que houve um erro técnico na aplicabilidade da lei –fator também citado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) ao anunciar o cancelamento da taxa.

“O procedimento passará por nova formatação técnica para sabermos onde ocorreu o erro no cálculo. Serão feitos novos estudos, em parceria entre prefeitura e Câmara para avaliar o que aconteceu”, disse a prefeita em exercício, que não descartou punições aos responsáveis pela falha.

O problema técnico também foi ressaltado pelo presidente da Câmara, João Rocha. “A lei está correta, o que houve foi um problema técnico nas simulações”, destacou. “Decidimos sobre as decisões fundamentais, que é a prorrogação do prazo, revogação da lei e ressarcimento dos que pagaram e a nova impressão das taxas”, explicou.

Desmembramento – Na segunda-feira (8), a prefeitura acatou pedido feito por entidades e permitiu o desmembramento da taxa do lixo dos carnês do IPTU, de forma a permitir aos contribuintes o pagamento do imposto até esta quarta com o desconto de 20%, sem os valores relativos ao serviço de limpeza –que é alvo de discussões administrativas e judiciais por conta dos critérios para sua definição.

Desmembramento da taxa do lixo provocou corrida às centrais da prefeitura na terça-feira. (Foto: Kleber Clajus)
Desmembramento da taxa do lixo provocou corrida às centrais da prefeitura na terça-feira. (Foto: Kleber Clajus)

A necessidade de emitir novos carnês para pagar o imposto sem a taxa do lixo levou multidões às Centrais do Cidadão e do IPTU. Diante da alta procura, houve novo pedido para adiar a data limite para pagamento do imposto com desconto. Contudo, o aumento das reclamações levou o prefeito Marquinhos Trad a revogar a legislação.

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil/Seccional de Mato Grosso do Sul) aguardava documentos da Prefeitura de Campo Grande para estudar critérios de aplicação da taxa do lixo. Foram usados no cálculo do tributo fatores como a metragem e a qualificação econômica dos imóveis, pontos contestados no texto.

O vereador Vinicius Siqueira (DEM) havia apresentado no STF (Supremo Tribunal Federal) ação questionando a aplicação da taxa, alegando ainda que ela entrou em vigor sem obedecer a chamada “noventena” –isto é, só poderia entrar em vigor a partir de 12 de março, 90 dias depois de sua aprovação pela Câmara, como manda a lei. O mesmo ponto foi contestado pelo PV junto ao Ministério Público de Mato Grosso do Sul.

Com a revogação da taxa e o reenvio dos carnês, o pagamento da taxa do lixo envolvendo os boletos desmembrados já emitidos se tornará desnecessário –eles deveriam ser quitados até 12 de março, garantindo desconto máximo de 5%.

Nos siga no Google Notícias